17º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte

por Bárbara Fernandes, estagiária de graduação, ObEXC
18/09/2017 - 17:40 - atualizado em 18/09/2017 - 17:40
17º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi palco entre os dias 11 e 13 de setembro do 17º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte – “Arte em docência e pesquisa”. O evento foi realizado pela Diretoria de Cultura (DICULT) da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) em parceria com o Polo UFU da Rede de Arte na Escola. O evento contou com ampla programação, tanto nos períodos diurnos, quanto no noturno.

No primeiro dia, o evento trouxe o professor Cristian Mossi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ministrou a palestra "Povoamento e Resistências entre docência e
criação no ensino das Artes". Mossi, ainda pela manhã, lançou seu livro “Um corpo-sem-órgãos, sobre justaposições. Quem a pesquisa (em educação) pensa que é?”.

O período da tarde, entre as muitas atividades que compunham 17º Encontro de Reflexões e Ações no Ensino de Arte – “Arte em docência e pesquisa”, foi proporcionado aos presentes, momentos de “relatos”, onde foram abordados temas sobre: “ensinar e aprender arte”, “formação inicial e continuada do professor de arte” e “poéticas e práticas artísticas”.

O segundo dia, dedicado aos minicursos, abrangeram áreas como artes visuais, pedagogia, música e teatro, sempre ofertados conjuntamente com profissionais de outras instituições além da UFU. A noite houve o lançamento dos livros “Caracol é uma casa que se anda” e “Sete vira por um” da professora e escritora Lucimar Bello.

O encerramento do evento, teve em sua programação uma mesa redonda, ocupada por quatro professores que discorreram sobre “Arte e docência em pesquisa”; e mais uma rodada de “relatos” no período da tarde.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.