Vivência em Educação Popular: Pensando e Praticando. Inscrições prorrogadas até 14 de setembro.

por Observatório de Extensão e Cultura ObEXC
06/09/2017 - 08:54 - atualizado em 11/09/2017 - 15:55

Desenvolver atividades de Pesquisa, Extensão e melhoria do Ensino sobre a temática Geografia e Educação Popular, tem sido a marca das ações do Laboratório de Geografia e Educação Popular – LAGEPOP. Promovendo a Geografia como ciência e suas aplicações; contribuindo para a formação acadêmica de Geografia e áreas afins; viabilizando ações envolvendo questões populares e fazendo interfaces entre Geografia e Educação; propiciando a articulação entre docentes e discentes dos diferentes níveis de ensino.

O LAGEPOP trabalha a formação continuada em Geografia no âmbito da Educação Popular; e tem organizado bancos de dados, visando o processo de ensino e de aprendizagem interdisciplinar e transdisciplinar; gerando parcerias com outras instituições e também com as comunidades e movimentos populares, na perspectiva das demandas e interesses dos seguimentos socialmente subalternizados.

É nessa perspectiva de atuação do LAGEPOP que surge o Projeto de Extensão em Educação Popular: “Vivência em Educação Popular: Pensando e Praticando”, voltado especialmente para docentes da educação básica das redes públicas e privada. Nessa perspectiva educacional partindo da realidade em que se vive, com integração e participação, é possível formação política e construção de novas relações e alternativas socioambientais. É ainda relevante considerar que as atividades da Vivencia serão desenvolvidas levando em conta a “transdisciplinaridade”, no sentido do encontro e da troca de conhecimentos entre várias áreas, a partir das especificidades das experiências e singularidades dos participantes, estabelecendo conexões no tecer de novos saberes que possam ajudar a aclarar e ampliar a compreensão de uma realidade, assunto ou questão.

O Projeto de Extensão, “Vivência em Educação Popular: Pensando e Praticando”, é direcionado para docentes dos ensinos fundamental e médio das redes públicas e particular. E serão ofertadas 35 vagas, assim distribuídas: - 25 vagas para as redes públicas; - 05 para rede particular; - 05 para outros interessados.

A inscrição deverá ser realizada exclusivamente no endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiLbFdp2mnW45M26A-L6Pxz5qYrWlw-tr1Ru2h_xUyX2d6-Q/viewform. No ato da inscrição o candidato deverá responder necessariamente todas as informações solicitadas e anexar cópia digitalizada dos documentos solicitados. As inscrições para participação foram prorrogadas até às 13h00min do dia 14 de setembro de 2017.

O Projeto será desenvolvido em 6 (seis) módulos entre 16.09.2017 e 25.11.17, sendo que os módulos de 1 a 5 acontecerão em sábados no horário entre 08h00m e 18h00m, e o módulo 6 (seis) contará com 5 (cinco) encontros em noites de segunda-feira à sexta-feira, a combinar com as/os participantes.