Francisco: Zumbi dos Palmares

por José Amaral Neto, coordenador do ObEXC
16/11/2017 - 14:14 - atualizado em 21/11/2017 - 09:45

Nos anos 1970 houve grande engajamento de articuladores e ativistas pela melhoria da qualidade de vida da população negra brasileira, com objetivos claros de ressignificações históricas e de busca por reparação junto ao Estado. Muito disso pela ausência absoluta de políticas públicas (que ainda persistem) que beneficiassem a comunidade negra.

O mote deste período de luta era (e ainda é): todo negro na faculdade. Alguns poucos entraram (hoje referências) e conquistaram graduação, pós-graduação e mestrado. O doutorado ainda era um sonho distante. Mas chegou. Isso levou muitos à pesquisa. E nelas, muitas descobertas ainda mais avassaladoras sobre o período escravocrata, e a confirmação em documentos dos anos 1600 da coroa portuguesa, sobre a morte de Francisco, líder do Quilombo de Palmares, na Capitania de Alagoas, conhecido pela alcunha de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695.

O registro oficial o identifica como Zumbi, por não ser possível encontra-lo, e nem vê-lo. Agia com tanta destreza e de muitas habilidades de guerrilha, que o faziam invisível como a um Zumbi diante das tropas portuguesas seguidamente derrotadas por ele, vencedor conhecido do Recife a Salvador e, até no Rio de Janeiro ouviam-se relatos dos que se aventuravam à nordeste.

Oliveira Silveira, saudoso escritor e poeta gaúcho, começou nesta época a trabalhar pela legitimação de uma data de consciência nacional em favor da luta pela igualdade racial, contra o racismo e pela construção de um projeto político a partir do 20 de novembro. Foi ele quem primeiro trouxe à luz a necessidade de saudarmos o dia 20 de novembro como Dia nacional da Consciência Negra. No ano de 1978 nascia o MNU, Movimento Negro Unificado, baseado em São Paulo, difusor à época dessa ideia visionária.

Saudar um Feriado é respeitar a identidade de um povo. Zumbi dos Palmares é antes de tudo um brasileiro. Que ao defender Palmares, pensava em liberdade para o Brasil. A luta era por um país livre. De homens livres. Antes de qualquer análise pontual, Francisco, conhecido por ser Zumbi dos Palmares, é um herói nacional. Precursor de Tiradentes e Pedro I. Saudá-lo é reverenciar o que de melhor existe no Brasil: os brasileiros.

Por essa História é que se deve perceber o 20 de novembro como uma data nacional. Civil em sua magnitude. E, secular.

 

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.

Tópicos: