Proexc apoia em Ituiutaba atividade do campus Pontal Facip/UFU

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
17/11/2017 - 16:59 - atualizado em 07/12/2017 - 14:17

A Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip) – campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza levantamento de doenças crônicas e fatores de risco, em ação voltada para a saúde pública e para prevenção de males na população da cidade de Ituiutaba. A iniciativa é vinculada ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

O grupo, criado em 2014, surgiu após a publicação do plano de enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis pelo Governo Federal e a chamada do Ministério da Saúde para que pesquisadores pudessem colaborar com levantamentos epidemiológicos, explica Luciana Calábria, coordenadora do projeto. A equipe desenvolve o levantamento de diabetes, hipertensão e obesidade, bem como de seus fatores de risco, nos moradores de Ituiutaba/MG (população rural e urbana). “Vários dados foram levantados, alguns publicados e outros já encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde e/ou Ministério da Saúde”, diz.

De acordo com Luciana, a equipe é muito dinâmica e renovada a cada semestre. Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Sociais, bem como docentes e técnicos podem fazer parte dele. Esclarece que o grupo atua tanto no estudo e na discussão de artigos e documentos oficiais publicados pelos Ministérios, como no levantamento de dados sócio demográficos, clínicos e de hábitos de vida dos moradores de Ituiutaba, além da promoção de ações extensionistas que atuam na prevenção, no combate e no controle das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTS).

As DCNTS, evidenciadas no diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e obesidade, são foco do grupo e atualmente, as principais causas de morte no Brasil, correspondendo a mais de 70%, conta Luciana. Por esse motivo, a importância da ação realizada pelo grupo se dá ao passo que fornece aos discentes-pesquisadores, as condições necessárias para a coleta e análise de dados sobre o referido tema. A partir daí, de maneira extencionista, há um contato com a realidade da comunidade de Ituiutaba, bem como a orientação da população quanto à prevenção dos fatores de risco para as DCNTS. “As ações do grupo visam conscientizar os envolvidos sobre a importância de se prevenir o desenvolvimento das DCNTS uma vez que elas geram incapacidades funcionais, são silenciosas e são acumulativas ao longo dos anos”, complementa Luciana.

A coordenadora da ação destaca que a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFU (Proexc) é uma grande parceira do grupo, uma vez que todas as ações são cadastradas no SIEX e recebem apoio para sua execução. “Foi a partir da aprovação do PEIC 2015 (SIEX 12440 - Atenção preventiva e educativa em saúde do idoso: o saber e o fazer compartilhados em Ituiutaba - MG) que as ações extensionistas ganharam força nas comunidades urbana e rural para atendimento aos idosos”, finaliza.

Luciana Karen Calábria é professora na UFU, por meio da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal. Cursou doutorado e mestrado em Genética e Bioquímica e graduação - bacharel e licenciada - em Ciências Biológicas na mesma instituição. Possui curso técnico em Patologia Clínica e Biodiagnóstico na Escola Técnica de Saúde (ESTES-UFU). Atuou como professora e pesquisadora nos cursos da área de saúde na Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF/GV) e como professora e pesquisadora no curso técnico em Análises Clínicas na Escola Técnica de Saúde (UFU). É membro colaborador do Núcleo de Estudo da Pessoa Idosa (NEPI) da UFJF/GV.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.