Extensão Proexc: Treinamento para comunidade em manobra de reanimação cardiopulmonar

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
27/12/2017 - 17:26 - atualizado em 16/03/2018 - 15:14

Criada em 1972, a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (ESTES/UFU) é uma unidade de ensino que tem como objetivo desenvolver a educação profissional por meio da oferta de cursos técnicos (Meio Ambiente e Segurança do Trabalho) e cursos de formação inicial e continuada (Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil e Frentista).

Em 2018 a Escola realizará um treinamento com a população que é atendida pelo programa Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Território (Dist – Shopping Park). A atividade consistirá no exercício de reanimação cardiopulmonar utilizando manequins confeccionados em materiais recicláveis. O objetivo é proporcionar um maior contato da comunidade UFU com a comunidade externa, fazendo com que a Universidade exerça efetivamente o papel de agente transformadora e difusora de conhecimento.

De acordo com o coordenador da ação, Noriel Viana Pereira, a motivação surgiu em decorrência da experiência em sala de aula e do desenvolvimento de projetos semelhantes em que participaram estudantes de Ensino Fundamental, servidores da UFU e população em geral. “Além de recolhermos materiais recicláveis, faremos a transformação desses materiais em manequins para realizar o treinamento”, afirma.

Noriel esclarece que o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) acontece por meio da concessão das bolsas aos discentes, que ao mesmo tempo que irão aprender, também irão ensinar, além do fornecimento de materiais de trabalho e a viabilização da parceria com o Dist. Além dos bolsistas, mais 48 pessoas, entre servidores e estudantes, ajudarão de forma voluntária. A estimativa é que pelo menos 250 pessoas participem do treinamento.

O projeto extensionista envolve tanto a comunidade externa, quanto a acadêmica. Além do treinamento da manobra de reanimação cardiopulmonar a ação também contribuirá para o recolhimento de materiais recicláveis que serão doados ao final do projeto para uma cooperativa de catadores de recicláveis. No âmbito acadêmico, a atividade agrega na formação discente e garante servidores prontos a atender e auxiliar uma vítima dentro do ambiente universitário.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.