Agricultura Familiar com Agroecologia na UFU é Extensão Proexc

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
03/01/2018 - 15:32 - atualizado em 25/01/2018 - 16:54

O projeto Biocerrado: Troca de Saberes Agroecológicos na Agricultura Familiar, previsto para começar em fevereiro de 2018, propõe uma construção colaborativa dos conhecimentos sobre produção de biofertilizantes com agricultores familiares em transição agroecológica, vinculados ao Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro (NACEM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Monte Carmelo-MG.

Segundo Edmar Isaias de Melo, coordenador do projeto, os biofertilizantes são um tipo de insumo orgânico que vem sendo buscado para uso por esses agricultores. O adubo em questão é composto por resíduos da bovinocultura de leite, enriquecidos com microrganismos nativos coletados em solo sob vegetação nativa do Cerrado. Melo explica que no cronograma, há ações interdisciplinares de áreas do conhecimento de dois institutos, o que favorecerá o trabalho em parceria entre a UFU, Prefeitura Municipal, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O coordenador conta que o projeto apresenta metas para o desenvolvimento de tecnologia de produção de biofertilizante; promoção da troca de saberes entre comunidade acadêmica e agricultores familiares, no que se refere   as técnicas de reaproveitamento de resíduos, melhoria da qualidade do solo, e construção de saberes agroecológicos; implementação de unidade de compostagem líquida na propriedade rural.

Melo elucida a importância da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) para realização da proposta. “O apoio da Proexc é fundamental, no sentido de orientação, fomento e registro das atividades planejadas no projeto”, afirma. As atividades do projeto estão vinculadas ao NACEM e também ao Grupo de Pesquisa em Recursos Naturais e Agrícolas (RENAGRI), além de contar com a participação de dois alunos bolsistas.

De acordo com o coordenador, as ações do projeto impactam de forma indireta na diminuição das desigualdades socioeconômicas em ambientes rurais de Monte Carmelo, pois tentam amenizar as dificuldades geradas pelo padrão convencional de produção, criando um ambiente de discussão para questioná-lo no sentido de contribuir para implementação de uma nova lógica produtiva no município, fundamentada em sistemas de produção sustentáveis.

No âmbito acadêmico, o projeto auxilia na manutenção da visibilidade local e regional da UFU, além de contribuir significativamente no perfil de formação dos alunos que participam direta e indiretamente das atividades do projeto. “A linha imaginária que estabelece os limites físicos e acadêmicos entre sociedade e universidade tende a desaparecer nas atividades de extensão, isso gera uma grande expectativa, além de ser um desafio”, finaliza Melo.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.