Em Extensão Laboratório do Clima

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
23/01/2018 - 16:45 - atualizado em 25/01/2018 - 16:32

O ano de 1995, marca o início das atividades do projeto: “Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos e Estação Meteorológica da UFU como Ferramentas no Ensino de Climatologia”. Atualmente tem como oordenadora a professora Camila Bertoletti Carpenedo, do Instituto de Geografia. De acordo com ela, o objetivo é desenvolver atividades práticas de ensino na área de Climatologia com alunos do Ensino Básico (público e privado).

As visitas ao Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos (LCRH), que abriga a Estação Meteorológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) são acompanhadas, o que permite abrir discussões com os visitantes em temas relacionados ao clima, sua medição e influência, no cotidiano dos indivíduos. A equipe é composta por discentes de graduação e pós-graduação do curso de Geografia da UFU.

Agora em 2018, o projeto ganhará o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFU. O que permitirá a formalização da participação dos estudantes de graduação junto ao projeto. Esse parceria gerará maior motivação e comprometimento para execução da proposta. “O apoio da Proexc favorecerá a consolidação do projeto perante a comunidade UFU, pois irá formalizá-lo como projeto de extensão”, afirma a professora Camila.

A coordenadora do projeto salienta que a expectativa é ver o projeto contribuindo para ampliar a forma de divulgar, conscientizar e esclarecer sobre a área de climatologia/meteorologia. Colaborando assim, com o processo de ensino e aprendizagem de uma maneira mais significativa para os estudantes; aproximando o conteúdo teórico de sala de aula com a prática, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. “O projeto irá contribuir para a divulgação e alfabetização científica, possibilitando que os estudantes de Uberlândia tenham subsídios para se posicionarem em relação às questões sócio científicas”, diz Camila Carpenedo.

Quanto aos impactos para a Universidade, Carpenedo explica que uma das finalidades é promover um ensino que articule elementos da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), de modo a contribuir com a formação dos bolsistas e demais envolvidos. Dessa forma, o projeto busca traduzir o conhecimento produzido na universidade para a sociedade, evidenciando sua utilidade e aplicabilidade; bem como, suas relações com a sociedade e o meio ambiente, de forma a justificar todo o investimento em ciência e tecnologia realizado pelo contribuinte.

Camila Bertoletti Carpenedo é doutora em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) e mestre em Meteorologia pela mesma instituição. É Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Geografia da UFU, coordenadora do LCRH - UFU, colaboradora do Grupo de Estudos Climáticos (GrEC) - IAG/USP e do Centro Polar e Climático - INCT da Criosfera/UFRGS.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.