Ensino-Pesquisa-Extensão tripé apoiado pela Proexc é o alicerce do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD-HCU/UFU)

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
11/01/2018 - 14:39 - atualizado em 23/01/2018 - 16:52

O “Melhor em Casa - Serviço de Atenção Domiciliar” do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) e é um desdobramento do programa Melhor em Casa do SUS, que tem como objetivo “levar atendimento médico às pessoas em seus domicílios que tenham necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas nos serviços de urgência e emergência”.

Desde 2013 o HCU-UFU conta com duas equipes que prestam o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), atendendo cerca de 120 pacientes domiciliares, entre crianças e adultos. A equipe conta com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, além de discentes, docentes, técnicos administrativos da UFU e funcionários da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU).

De acordo com a coordenadora do projeto em Uberlândia, Ana Elizabeth Cunha Guimarães de Almeida, o programa Melhor em casa foi criado como uma alternativa de um novo modelo técnico-assistencial a saúde. A Atenção Domiciliar (AD) é uma modalidade de atenção à saúde, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é um serviço substitutivo ou complementar à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial.

Almeida explica que a indicação para o tratamento em domicílio resulta de decisão médica e familiar, para casos em que o paciente apresenta um quadro clínico estável, tratamentos de curta ou longa duração ou então em estado terminal. O cuidado em domicílio de crianças, jovens, adultos, deficientes e principalmente idosos é permitido desde que haja a certeza de que o paciente irá receber o cuidado necessário, de forma segura e qualificada.

A Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa (Proexc/UFU) é responsável pela divulgação do projeto, além de disponibilizar bolsas de extensão, que estimulam ainda mais os discentes a participarem da ação. “A Proexc facilita a integração ensino-pesquisa-extensão”, afirma a coordenadora. Quando ao serviço prestado pelo projeto, Almeida reitera que todas as ações, reduzem os gastos públicos, promovem acesso e um cuidado mais humanizado.

Segundo a coordenadora, o programa tem se mostrado uma versátil e importante ferramenta para qualificação da assistência, além de otimizar leitos hospitalares de baixa, média e até mesmo de alta complexidade como os de terapia intensiva com custo inferior, tem ampliado o acesso hospitalar e tem permitido a participação do usuário no processo de tomada de decisão. O fortalecimento da política da Atenção Domiciliar aumenta o conhecimento na área para que o serviço possa garantir novos recursos para ampliação e qualificação da assistência, pesquisa e extensão. Dessa forma o projeto contribui para a Universidade cumprir o seu papel social.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.