Campus Pontal recebe curso de extensão

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
16/03/2018 - 15:24 - atualizado em 20/04/2018 - 10:42

Motivado por acreditar na importância de formar pessoas (e de se formar continuamente) na luta pelos Direitos Humanos, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, propôs para o ano de 2018, o projeto de extensão “Escola de Educação em Direitos Humanos”. O objetivo é desenvolver reflexões e realizar ações para a educação básica no âmbito da educação em direitos humanos, repensando a prática e a formação de professores de Ciência.

O projeto está em fase inicial de implementação, com início simultâneo ao ano letivo, no dia 13 de março. As aulas acontecerão as terças-feiras, das 14 às 18h e a previsão é que o curso se encerre no dia 27 de novembro de 2018 (datas sujeitas a alterações). O cronograma de execução da ação é dividido em quatro módulos, nos quais serão abordados temas como: olhares sobre a (in)diferença, didática educacional sobre Direitos Humanos; preconceito, descriminação e intolerância e seus enfrentamentos e aplicação da teoria à prática.

O coordenador do projeto, professor Oliveira, explica que o curso será ministrado inicialmente por ele e, ao longo das discussões específicas de cada tema, contará com a parceria de professores da UFU e da Educação Básica que trabalham com os respectivos assuntos. O projeto ainda está com as inscrições abertas e podem ser feitas aqui - estudantes de licenciaturas e professores da Educação Básica podem participar. Até o momento já são 34 inscritos.

O curso acontece na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip/UFU), com carga horária de 100 horas e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU). Oliveira explica que a Proexc possibilita a validação do curso pela Instituição. Ele acredita que muitas pessoas procurarão o curso pela emissão de certificado UFU. “Isso tem um peso muito positivo”, garante.

Como projeto de extensão, a “Escola de Educação em Direitos Humanos” exerce impacto duplo, na Universidade e na sociedade. De acordo com Oliveira, mesmo que em microescala, a ação contribuiu para que os professores exerçam uma formação mais humanizada e que levem para as salas de aula discussões sobre Direitos Humanos. Ao mesmo tempo, também proporciona aos estudantes um espaço para o diálogo e a promoção de intervenções sobre o tema.

O coordenador do projeto conta que durante o seu mestrado participou de um curso semelhante chamado "Direitos Humanos e Cidadania". Segundo ele, essa experiência, coordenada pelo professor Marcelo Andrade, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio), mostrou a possibilidade da formação de pessoas em Direitos Humanos a partir de oficinas pedagógicas. “Em meu doutorado aprofundei o tema pensando em professores de Ciências, mas agora as pessoas inscritas são de vários cursos. Vai ser uma experiência ótima! ”, afirma.

Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira é licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ. Foi professor da Escola Básica e, atualmente, é professor da UFU. Atua principalmente na busca pela convergência entre Educação em Ciências e Educação em Direitos Humanos.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.