Parceria entre a UFU e CIEPS gera resultados para a comunidade

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
01/03/2018 - 16:20 - atualizado em 01/03/2018 - 16:20

A Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) promove campanha de vacinação de galinhas caipiras em Uberlândia e região. A vacinação é gratuita e para participar é necessário residir em Uberlândia ou em regiões próximas e possuir galinhas caipiras com um plantel de no mínimo 30 e no máximo 900 aves.

A iniciativa é um projeto de extensão chamado “Vacinação e avaliação do status epidemiológico de galinhas caipiras da região de Uberlândia-MG”, vinculado a Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU). A coordenadora da ação, professora Belchiolina Beatriz Fonseca diz que trabalhar em parceria com o Cieps/Proexc é importante para o auxílio com transporte e inclusão de pessoas para trabalhar no campo, uma vez que o projeto não foi financiado por órgãos governamentais e que as vacinas e sorologias disponíveis para aplicação foram doadas por empresas privadas.

Cristiane Betanho, coordenadora do Cieps explica que o Centro de extensão possui caráter transdisciplinar e é voltado ao assessoramento de trabalhadores organizados por meio dos princípios da Economia Popular Solidária. Dessa forma, segundo ela, há sempre a busca de parcerias com as unidades acadêmicas para o desenvolvimento de conhecimento e técnicas apropriadas aos grupos de trabalhadores incubados. “No caso da Famev, a parceria se consolidou com a aproximação da discente Janaína Flávia Barbosa, do curso de Veterinária, que é bolsista no Cieps”, diz.

O projeto foi divulgado nacionalmente através do portal de notícias G1, além de sair nos principais sites de avicultura. Fonseca expõe que apesar da ampla divulgação há apenas 24 propriedades pequenas cadastradas que isso é muito pouco perto do material disponível para uso. “Queremos proteger o maior número de aves possível contra as principais doenças da avicultura e dar um apoio sanitário básico a esses produtores”, afirma.

A coordenadora do projeto conta que ao longo do seu trabalho no Hospital Veterinário percebeu que muitos produtores consumiam carne e ovos basicamente porque possuíam galinhas caipiras e que outros vendiam os ovos como uma fonte de renda. Porém, de acordo com ela, muitas vezes esses pequenos criadores são pouco esclarecidos, possuem baixa renda para a compra de vacinas adequadas e, consequentemente a mortalidade das aves acontece e significa muito para eles. Além disso, ela esclarece que Uberlândia é um polo de produção avícola importante para o cenário nacional e mundial e aves não saudáveis representam um risco para as aves industriais e consequente impacto na economia da região. “Então, o projeto ajuda tanto os pequenos produtores de subsistência diretamente e indiretamente a indústria avícola localizada em Uberlândia”, finaliza.

Para o Cieps, a iniciativa também é de grande ajuda. Betanho elucida que a demanda por ovos caipira e orgânicos na cidade é grande e que os consumidores que frequentam e Feirinha Solidária da UFU - realizada pelo Centro – sempre solicitam esses produtos. “Com o projeto temos a agregação de mais uma variedade às ofertas da Feirinha, combinando saúde dos trabalhadores do campo e da cidade”, conclui.

Aqueles que atenderem aos requisitos para participar da campanha, deverão enviar um e-mail para igoralvesbatista@hotmail.com ou ceci.soares18@gmail.com, informando o interesse. As visitas para a vacinação começarão em março.

Belchiolina Beatriz Fonseca possui graduação em Veterinária pela UFU, mestrado em Ciências Veterinárias e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, ambos também pela UFU. Foi professora da Universidade de Uberaba e da Universidade Presidente Antônio Carlos. Atualmente é professora das disciplinas de Avicultura e Ornitopatologia da UFU.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.