UFU nas estrelas com os saberes milenares da Astronomia

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
01/03/2018 - 16:42 - atualizado em 16/03/2018 - 15:20

Terá início em março o projeto “A Astronomia Como Ferramenta de Divulgação Científica”, sob coordenação do professor Alexandre Cacheffo. A ação que ainda está em fase de implantação será realizada por meio do edital de extensão PEIC 2018. O objetivo é abordar a Astronomia como uma ferramenta de divulgação científica e de profusão do conhecimento. Viabilizar um ou mais canais de acesso ao público em geral, docentes e discentes das instituições de ensino públicas de Ituiutaba e região a assuntos relacionados à Astronomia e a Ciência e Tecnologia.

Segundo o professor Cacheffo, a Astronomia é, talvez, a mais antiga das ciências e uma das mais fascinantes na opinião dele. O campo da Astronomia envolve assuntos que, na maioria das vezes, são um tanto distantes do público em geral, mas que despertam profunda curiosidade e interesse. Por isso, ele enxerga a área como um poderoso instrumento para a divulgação da Ciência e para a melhoria da educação e da cultura da nossa sociedade. Para ele, a observação de objetos astronômicos por meio de um telescópio ou par de binóculos, já contribui para o aumento do interesse das pessoas em assuntos relacionados à Ciência e à Natureza. “A partir daí, podemos aproveitar a oportunidade para divulgar a Ciência e despertar vocações”, diz.

O projeto é institucionalizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), que além do incentivo, garante recursos financeiros para a contratação de bolsistas de extensão, que auxiliarão no desenvolvimento das atividades. “O apoio da Proexc é essencial para a execução deste projeto”, afirma o coordenador do mesmo. Além dele, a equipe é composta pelos bolsistas: Roberta Italiati Debortolli Mayrink, graduanda em Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Pontal (FACIP/UFU) e Tiago Fernandes Bolandim, do curso de Engenharia de Produção também da FACIP/UFU.

O coordenador do projeto explica que além de oferecer ao público uma via de acesso a um tema tão interessante como é a Astronomia, porém com tão poucas ações realizadas na região de Ituiutaba, o projeto visa, também, proporcionar aos atuais e aos futuros professores interessados, um treinamento, mesmo que seja mínimo, necessário para a abordagem da Astronomia em sua atividade docente, no presente e no futuro. Ele esclarece que uma das principais metas é ajudar a melhorar a inserção das atividades realizadas no Campus do Pontal da UFU na comunidade local, por meio da promoção de ações de extensão que sejam também articuladas e vinculadas a atividades de Ensino e Pesquisa. “Pretendemos que o projeto viabilize tal inserção por meio da abertura de um canal de acesso aos assuntos envolvendo a Astronomia para o público em geral”, afirma.

Alexandre Cacheffo é bacharel e mestre em Física e doutor em Ciências – área de concentração Física Estatística - títulos obtidos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio em nível de pós-doutorado no Instituto de Física da Universidade de Brasília, junto ao Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (CIFMC/UnB). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Física Matemática. Atualmente é Professor da UFU, junto à Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU) em Ituiutaba-MG.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.