Estrelas iluminam Monte Carmelo em noite de astronomia

Ação extensionista é aberta a todos que desejam aprender um pouco sobre astronomia
Por Juliana Tobias, estagiária em graduação, ObEXC
21/05/2018 - 18:27 - atualizado em 11/06/2018 - 15:12
Imagem mostra céu estrelado com árvores fazendo sombra, abaixo pode-se localizar as informações do evento.

Será realizado em Monte Carmelo, nos dias 22 e 23 de maio, o evento “Noite de Astronomia”, sob a organização de Carlos Alberto Palhares, astrônomo amador, astrofotógrafo e servidor da Universidade Federal de Uberlândia.

Com o objetivo de fomentar o interesse sobre a astronomia no meio acadêmico, o evento contará inicialmente com uma palestra sobre astronomia amadora, debatendo sua importância para a ciência, os tipos de telescópios e o que observar no céu noturno. Após esta palestra, os participantes irão para a observação do céu, sob supervisão dos organizadores para uma experiência melhor.

As noites de astronomia darão a oportunidade aos participantes de observar em telescópios a Lua em fase crescente, o planeta Júpiter e seus satélites naturais, o planeta Saturno e seus anéis, além de diversos aglomerados estrelares.

O evento é aberto ao público acadêmico e à comunidade externa, sem limitações de idade. Ele acontecerá no primeiro dia (22) na Fucamp, com palestra no auditório e observação do céu na quadra de esportes. Já no segundo dia (23) ele ocorrerá na UFU - Unidade Araras, com palestra na Sala 401 do Bloco B, e observação do céu no estacionamento.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Juliana Tobias, estagiária de graduação em Jornalismo; e supervisão de Denilson Carrijo, coordenador administrativo do ObEXC

Tópicos: