Dia do Orgulho Nerd será celebrado em Patos de Minas

O projeto tem o intuito de fortalecer e fomentar a Cultura Nerd em Patos de Minas, através da integração da comunidade acadêmica e a comunidade geek da cidade

17/05/2019 - 15:05 - atualizado em 17/05/2019 - 15:05

No próximo sábado (25), na cidade de Patos de Minas, acontece o projeto "Dia do Orgulho Nerd". A ação é coordenada pelo discente do curso de Biotecnologia, do campus de Patos de Minas, da Universidade Federal de Uberlândia, Lucas Pires Rodrigues, e contemplado pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através da  Diretoria de Cultura (Dicult).

Em memória ao escritor Douglas Adams, o dia 25 de Maio é reconhecido mundialmente como o “Dia da Toalha”, com referência à sua série de livros, “O guia do mochileiro das galáxias”, eles foram instituídos após o seu falecimento, em 2001. Também nesta data, em 1977, estreava nos cinemas “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”. Com base nestas referências, uma comunidade geek (termo estrangeiro para referenciar os nerds), da Espanha, instituiu, em 2006, a data como Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Orgulho Geek, que foi popularizado nos últimos anos pelas redes sociais.

Celebrando este dia na cidade de Patos de Minas, a UFU Campus Patos de Minas realizará uma série de atividades no Pátio Central Shopping (Patos de Minas) em ação conjunta com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Patos de Minas e o NerdProject start up, que desenvolve projetos em torno da cultura geek na cidade.

Serão concentradas atividades que trazem elementos da cultura nerd. Dentre elas, jogos de tabuleiro e vídeo games durante toda a tarde. Haverá também uma exposição de robôs desenvolvidos nos laboratórios de robótica da UFU Patos de Minas e IFTM Patos de Minas, com a presença de alunos e professores que poderão conversar com a comunidade sobre a tecnologia robótica e promover a interação entre os visitantes e os robôs.

Ao longo do dia, serão avaliadas fantasias dos geeks que quiserem participar de um concurso cosplay (arte no qual os fãs de desenhos, animes e séries ou filmes se vestem dos seus personagens preferidos), que será realizado ao término das atividades, onde o vencedor ganhará brindes de apoiadores do evento. Para encerrar o dia, acontecerá uma roda de conversa no Pátio Boliche (localizado no Pátio Central Shopping) com a temática “O que é ser nerd?”, com produtores de conteúdo geek e entusiastas da área.

Além das atividades concentradas no dia 25, haverá uma exposição fixa de arte geek entre os dias 17 e 26 de Maio nos corredores do Pátio Central Shopping, com desenhos e pinturas elaborados por alunos do Ensino Médio do IFTM Patos de Minas.

Maiores informações e detalhes do evento poderão ser encontradas nas páginas do instagram (@orgulhonerdpatos) e Facebook (facebook.com/orgulhonerdpatos).

Dados do evento "Dia de Orgulho Nerd":

Local: Pátio Central Shopping;

Endereço: Praça Alexina Cândida Conceição, 5 - Centro, Patos de Minas;

- Dia do Orgulho Nerd (Dia da Toalha): 25 de Maio

- Exposição de Arte Geek: do dia 17 ao dia 26 de Maio

• Exposição de Arte Geek: Exposição fixa, entre os dias 17 e 26 de Maio, nos corredores do Pátio Central Shopping;
  • Espaço de Vídeo Games: loja 33 do Pátio Central Shopping, entre 13h00 e 17h30;
  • Espaço de Jogos de Tabuleiro: lojas 24 e 25 do Pátio Central Shopping, entre 13h00 e 17h30;
  • Exposição de Robótica: corredor do Pátio Central Shopping, entre 13h00 e 17h30;
  • Roda de conversa “O que é ser nerd?”: Pátio Boliche, no Pátio Central Shopping, entre 17h30 e 19h00;
  • Concurso Cosplay: Pátio Boliche, no Pátio Central Shopping, entre 19h00 e 19h30.