O Provisório Corpo Grupo de Dança  da UFU apresenta:  "O corpo poderia se chamar aqui"


22/11/2019 - 11:37 - atualizado em 27/11/2019 - 13:55

O Provisório Corpo Grupo de Dança  da UFU apresenta:  "O corpo poderia se chamar aqui"

 

Na próxima sexta-feira (22), no Bloco 3M do Campus Santa Mônica, às 21h, o Provisório Corpo Grupo de Dança, projeto de extensão do curso de dança da UFU criado em 2017 e coordenado pelo professor, Ricardo Alvarenga, apresenta: "O corpo poderia se chamar aqui".

A obra faz parte do projeto, Dispositivos Coreográficos, contemplado pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através da Diretoria de Cultura (Dicult).

"O corpo poderia se chamar aqui" propõe uma dança interrompida, inspirada no processo de vida dos bonsais - plantas cujas raízes foram bloqueadas para impedir o seu crescimento e transformá-las em objetos decorativos. São corpos que já nascem travados, fracos, prontos para o embate com o ambiente; corpos-flores, corpos-frutas, corpos decorativos, corpos-vitrines, corpos-displays. A vida se torna um enfeite doméstico.

Esse processo é fortemente inspirado no livro Sociedade do Cansaço, do filósofo coreano Byung-Chul Han. O autor critica o excesso de positividade, de estímulos, informações e impulsos e se coloca radicalmente contra a atenção fragmentada, a hiperatenção e a multitarefa, possíveis virtudes de um ser contemporâneo.

A obra será remontada em parceria com o projeto de extensão, Provisório Corpo Grupo de Dança, a convite do artista e professor do curso de dança da UFU, Ricardo Alvarenga. O elenco contará também com alunos do curso de teatro e das artes visuais da UFU.

Sinopse:

A interrupção de uma dança, um massacre que transforma indivíduos em bonsais ou uma proposta de amor antiviolento orquestrado por um repente cearense.

Ficha técnica:

Dramaturgia e direção: Zé Reis

Dança e co-criação: Clara Sales, Consuelo Ferreira, Lucas Gomes, Luh Gomes, Rafael Alves, Yasmin Boreli, Ricardo Alvarenga, Alexandre Roixs, Luciana Almeida, Bianca Lana, Juscelino Mendes, Isabela Figueira, Luke e  Luísa.

Paisagem de som: Arnold Gules

Luz: Marcelo Camargo

Fotos: Pedro Lacerda

Produção: Augusto Moraes

 

Mais informações:

Data: 22 de novembro (sexta-feira)

Horário: às 21h

Local: Sala Ana Carneiro - Bloco 3M - UFU - Campus Santa Mônica

Como participar da ação:

Entrada gratuita. Classificação indicativa: 18 anos