Edital do Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché

Edição Remota
Diretoria de Cultura
18/06/2021 - 17:32 - atualizado em 21/06/2021 - 16:04

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) realiza, através da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc) da Diretoria de Cultura (Dicult), o lançamento do edital do Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché - Edição Remota, que contemplará atividades propostas por discentes, docentes e técnicos da comunidade acadêmica da UFU.

Sobre o edital 2021:

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché tem por finalidade atuar como instrumento de política pública na conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da Cultura e História afro-brasileiras.

Sendo assim, o edital busca fomentar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais, em formato remoto, que promovam o fortalecimento e a difusão da cultura negra, integrando ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável, expandindo a atuação da universidade pública à comunidade externa através de medidas de fortalecimento da cidadania.

Neste ano, será destinado à realização das ações contempladas, o valor total de R$ 54.000,00 (cinquenta e quatro mil reais). Todas as propostas poderão ser inscritas com ações de até R$ 6.000,00 (seis mil reais), em uma das seguintes categorias:

Categoria I - Cursos, oficinas, pesquisas das quais resultem um produto cultural final e atividades similares – em formato remoto;
Categoria II - Debates, palestras, conferências, rodas de conversa e atividades congêneres – em formato remoto;
Categoria III - Difusão em arte e cultura negra – em formato remoto (exposições, saraus, exibições de filmes e documentários, shows, mostras, espetáculos, performances, apresentações culturais, dentre outros).

É importante ressaltar que toda a execução das propostas contempladas pelo edital do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché deverá ocorrer de forma inteiramente remota, com exibição on-line das ações e livre acesso a partir de dispositivos móveis e computadores conectados à internet.

Estudantes, de graduação e pós-graduação, e servidores de qualquer um dos campi da UFU (Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia) podem participar do edital.

Inscrições:

Data: 10/06/2021 a 12/07/2021
Como se inscrever: Clique aqui

Outras informações:

Resultado Preliminar: 03/08/2021
Interposição de recurso: 04 e 05/08/2021
Resultado final do edital: 11/08/2021

Para mais informações ou envio de dúvidas sobre o Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, entre em contato com a equipe da Dicult através do e-mail: difoc@proex.ufu.br