Projeto “Tem Menina no Circuito” é premiado internacionalmente

Por Divulgação da Extensão
27/10/2022 - 17:23 - atualizado em 27/10/2022 - 17:30

Projeto de extensão da UFRJ em conjunto com a UFU conquista prêmio Nature, em Londres

O projeto de extensão “Tem Menina no Circuito” é o vencedor da edição de 2022 do Nature Awards for Inspiring Women in Science (Prêmio Nature Mulheres Inspiradoras na Ciência), na categoria Extensão em Ciências. As pesquisadoras do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fundadoras do projeto, Elis Sinnecker, Tatiana Rappoport e Thereza Paiva receberam o prêmio durante cerimônia realizada em Londres.

Com a missão de incentivar e promover o interesse de meninas pelas Ciências Exatas e Tecnologias, o “Tem Menina no Circuito” faz uso de aspectos lúdicos e da criatividade no ensino de Ciências, além de realizar oficinas, monitorias e palestras mediadas por meninas, tanto nas escolas quanto em contato com a comunidade.

O “Tem Menina no Circuito” ganha abrangência nacional quando implementado como projeto de extensão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2019, pela coordenadora Liliana Sanz de la Torre, do Instituto de Física da UFU. Ela conta que também são realizadas reuniões com os pais e familiares das meninas participantes para incluí-los na vivência do projeto e conhecê-los melhor. “As atividades abertas ao público geral consistem em oficinas de circuitos elétricos em papel e massinha, e de mecânica em papel, que resultam em produtos que os participantes levam para casa”, complementa Torre.

O estímulo às meninas participantes também se dá com visitas a museus e à Universidade sede do projeto. Nesse sentido, o prêmio conquistado pelo “Tem Menina no Circuito” valoriza o protagonismo de meninas e mulheres cientistas e pesquisadoras. “Consideramos o fato do ‘Tem Menina no Circuito’ ter sido escolhido entre centenas de projetos do mundo inteiro um selo da qualidade e seriedade do nosso trabalho", enfatiza a coordenadora Torre.

O projeto, há quase 10 anos impulsionando o talento de meninas nas áreas de Ciências Exatas e Tecnologias, reforça os pilares de equidade, acesso à educação de qualidade, letramento científico, respeito à diversidade, e ética como valores que direcionam as atividades do “Tem Menina no Circuito”, formando e encorajando novas potências femininas.