Primeira disciplina de mestrado orientada para formação de estudantes em extensão universitária

Por Divulgação da Extensão
22/12/2022 - 10:41 - atualizado em 22/12/2022 - 10:41

O dia 13 de dezembro de 2022 marcou o encerramento da primeira disciplina de mestrado orientada para a formação de estudantes em extensão universitária, um projeto piloto que busca aproximar a Pós-graduação da extensão universitária.

De forma inovadora, o Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello e a Escola de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFU) ofereceram para os mestrandos uma disciplina optativa que, além de trazer conteúdos sobre os fundamentos da extensão universitária, permitiu aos estudantes a sua vivência. A troca de experiências entre os professores e estudantes da UFU e a comunidade externa se deu durante a própria disciplina com oportunidades criadas para permitir o desenvolvimento de projetos de extensão que promovam as condições para que refugiados e outros imigrantes internacionais sejam acolhidos e tenham acesso a direitos e a serviços no Brasil.

O cronograma foi organizado em 4 Etapas. A primeira, conduzida pela Diretora de Extensão (Valéria Maria Rodrigues) e pela equipe da Escola de Extensão (Ana Angélica Belório, Maria Cecília de Lima, Marlei José de Souza Dias e Ana Paula de Oliveira Realino Ferreira), voltou-se à aprendizagem da construção de atividades extensionistas. A segunda, conduzida pela professora da disciplina, oportunizou aos estudantes o diálogo com profissionais sobre a contribuição da Universidade para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco para a integração local de refugiados e imigrantes internacionais. As participações da egressa do PPGRI Ms. Ana Beatriz Araújo (atual consultora do Banco Interamericano do Desenvolvimento) e da Assessora Sênior de Campo da Agência da ONU para Refugiados Dra. Juliana Tubini foram enriquecedoras no diálogo formativo e orientado a construção de projetos. A terceira etapa (com espaços de aulas distribuídos em diferentes momentos do cronograma) foi dedicada às pesquisas exploratórias, diálogo com atores escolhidos pelos estudantes e a produção dos projetos de extensão. Por fim, os resultados foram submetidos a análise da equipe da Escola de Extensão que produziram pareceres para o aperfeiçoamento das propostas. O último encontro reuniu professora, Escola de Extensão e alunos para uma avaliação global sobre os resultados.

Texto: Professora e idealizadora do Projeto - Marrielle Maia