Unidade Organizacional

Pró-reitoria de Extensão e Cultura

PROEXC
Portal PROEXC
22/05/2015 - 18:26 - atualizado em 04/07/2019 - 14:22

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.
Neste sentido, a PROEX constitui-se como espaço e meio propício para o diálogo, a articulação e a interação entre a Universidade e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a promoção das mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas. 
Atua na produção, no  incentivo e na veiculação das múltiplas dimensões culturais para a comunidade universitária e a sociedade. Além disso, estabelece o desenvolvimento de políticas e diretrizes, programas e projetos relacionados à assistência estudantil, viabilizando o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes da UFU nos campi de Uberlândia, Ituiutaba (Pontal), Monte Carmelo e Patos de Minas.

A CRIAÇÃO

A resolução do CONSUN, aprovada em 30/09/1994 a partir do processo 100/94, reflete a história da criação da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis pensada como uma pró-reitoria de ampla abrangência, responsável pela coordenação das políticas de extensão, cultura e assuntos estudantis. Vale observar, no entanto, que a UFU realiza suas ações dentro do contexto do Plano Nacional de Extensão e do Plano Nacional de Assistência Estudantil, na época, ainda em construção, que apontam para novas práticas e conceitos, resultando em uma pró-reitoria com novas necessidades e demandas e atribuições mais condizentes com esse contexto.

BREVE HISTÓRICO

No período de 1994 a 2000, por exemplo, os Assuntos Estudantis tiveram significativos avanços em busca de uma Política de Assistência ao Estudante institucionalizada, executada por meio de Programas e Projetos que possibilitam o ingresso e permanência do aluno na universidade, contribuindo assim para a formação acadêmica, ética, cidadã e para sua qualidade de vida. Para isso, torna-se fundamental, ainda, aprovar nos Conselhos Superiores o Plano de Assistência Estudantil da UFU, com recursos orçamentários específicos, visando garantir uma Política efetiva para os Assuntos Estudantis, bem como a ampliação dos Programas e Projetos que atendam às necessidades da comunidade estudantil.

Com relação à Extensão e Cultura, houve a implantação do Plano Nacional de Extensão no âmbito interno, com a necessária adequação da estrutura organizacional vigente. Deste modo foram criados setores, evidenciando assim a informatização de processos e procedimentos, a estruturação de bancos de dados, consultas on line, publicação da revista Em Extensão e demais publicações, na permanente busca por uma extensão acadêmica, de caráter científico, vinculada ao ensino e à pesquisa e devidamente institucionalizada.

CENÁRIO ATUAL

Em 2009, com a demanda de Programas, Projetos e demais ações, a PROEX inicia uma nova etapa de avaliação da legislação vigente,da política de extensão, cultura e assuntos estudantis na UFU, implantando novas metodologias, a ampliação de novos programas, como também a elaboração de um novo Sistema avaliativo que atendesse as três vertentes de apoio da PROEX na instituição.

Em 2010, com a revisão do Regimento da UFU, uma nova reestruturação organizacional foi institucionalizada.

Como um espaço e meio de inter-relação entre a universidade e sociedade, através do incentivo aos constantes diálogos, articulações e interações entre os mesmos, contribuindo com o desenvolvimento regional e a promoção das mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas. Além disso, atua na produção, incentivo e veiculação de múltiplas dimensões culturais para a comunidade universitária e sociedade, e estabelece o desenvolvimento de políticas e diretrizes, programas e projetos, relacionados à assistência estudantil, permitindo e concorrendo para a permanência, progressão e inclusão dos alunos da universidade.

A partir do ano de 2016, a Pró-reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX, com a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, se torna a Pró-reitoria de Extensão e Cultura - Proexc, que possui em sua organização estrutural, uma Assessoria Administrativa/Financeira, uma Divisão de Registro e Informação de Extensão e duas diretorias: de Extensão e de Cultura, cada uma com suas divisões e setores específicos e conta com uma secretaria de apoio, responsável por executar as ações e atividades administrativas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

 

PROEXC NOS CAMPI FORA DE SEDE

As PROEXC fora de sede foram criadas para orientar, acompanhar e favorecer o desenvolvimento de ações extensionistas e culturais por toda a UFU. Além disso, essas secretarias buscam contribuir para que haja maior adesão da comunidade universitária  e extrauniversitária em ações extensionistas com o intuito de atender à legislação vigente. Para isso, dão suporte no desenvolvimento dos programas e projetos existentes, no que diz respeito à elaboração, execução, acompanhamento, controle e avaliação, às atividades em geral vinculadas aos programas extensionistas, no atendimento à comunidade externa, interna e colaboração no planejamento e realização das atividades culturais, coordenar as ações, no âmbito da Extensão e da Cultura, tanto quanto contribuir para a implementação da Política Institucional da Universidade Federal de Uberlândia, com a efetivação do tripé ensino - pesquisa – extensão, transformando a relação  entre Universidade e Comunidade.

PATOS DE MINAS
Coordenadora: Nubia Aparecida Gonçalves Soares de Freitas
E-mail: secretariapatosdeminas@proex.ufu.br
Contato: (34) 3823-3714

MONTE CARMELO
Coordenadora: Sandra Maria Figueiredo
E-mail: secretariamontecarmelo@proex.ufu.br
Contato: (34) 3810-1065

PONTAL
Coordenadora: Roneide Maria Gonçalves
E-mail: roneide@ufu.br
Contato: (34) 3271-5217

Equipe: Cássia Maria Oliveira Bisinoto
E-mail: cassiabisinoto@ufu.br
Ramal: (34) 3271-5205

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 3P - Sala(s) 102 - Bairro Santa Mônica
Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG - CEP 38400-902
1º Andar
Prédio da Reitoria
34 3239-4808

Diretorias

DIREC
Diretora Vânia Aparecida Martins Bernardes
direc@proex.ufu.br - 34 3239-4842
Diretor Alexandre José Molina
cultura@proex.ufu.br - 34 3291-8947

Demais Unidades Organizacionais