Diário de Ideias

Vinculado ao Programa Institucional de Formação Continuada para o desenvolvimento do profissional da Educação básica

 

Abrange ações como:
 

- formação de professores(as) como espaço-tempo autoral e protagonista para os(as) participantes, com trocas de ideias, em prol de uma educação mais humana e com efetiva aprendizagem da leitura e da escrita. Com ênfase em uma metodologia que garanta a expressão própria pelos estudantes, professores(as) e familiares, de como experienciam o mundo, resguardando a utilização de diferentes linguagens, trazendo a leitura e a escrita como processos de comunicação, criação, expressão própria. Em um processo de ensino e aprendizagem que resguarde a participação efetiva do estudante na sociedade;

- sustentabilidade com o trabalho “transformando lixo em brinquedo” com ênfase nas possibilidades de cuidar do meio ambiente, reutilizando, reciclando, refletindo, reduzindo, diferentes materiais que seriam descartados no lixo. Trocas de brinquedos produzidos pelos estudantes da Educação Básica, com estudantes de outras escolas.

- musicalização das ideias dos estudantes e professores(as) – com ênfase em compreender as ideias registradas pelos estudantes e professores(as) nos diários e transformá-las em música, para que possa chegar a tantas outras pessoas, por meio de diferentes linguagens.

- transcender espaços/territórios – com ênfase em ações de troca de ideias, de saberes, conhecimentos entre diferentes escolas em todo o Brasil e também no mundo. A escola como sociedade – se constituindo como uma comunidade educativa. Trazendo a família para o processo de ensinar e aprender e todos e todas juntos em uma comunidade educativa. Pensar os espaços escolares, o que comunicam para os estudantes e como podem ser pensados conjuntamente com os aprendizes.

- pesquisas que envolvem compreender o que os estudantes registram em seus diários, tipos de linguagem utilizadas, a importância deste recurso para a aprendizagem e desenvolvimento, com ênfase na criatividade, subjetividade e desenvolvimento. Assim como pesquisas, que objetivam compreender a autoria e o protagonismo de professores(as) que vivenciam a formação com o Diário de ideias.

 

Coordenadora do Programa Institucional: LUCIANA SOARES MUNIZ

 

Contatoluciana.muniz@ufu.br 

 

Site do programa  www.diariodeideias.com.br