PROGRAMA INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO "CUIDADO INTEGRAL DE ANIMAIS"

RESOLUÇÃO 06/2019 - CONSEX/UFU

O Programa de extensão institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), tem a finalidade de estimular docentes, discentes e técnico-administrativos a se envolverem em ações acadêmicas na modalidade de extensão, articuladas ao ensino e à pesquisa, voltadas à promoção da qualidade de vida de animais domésticos, abandonados e vítimas de maus tratos de forma contínua nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e outros espaços sociais. As relações sociais estabelecidas no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia, não são diferentes das relações observadas na comunidade externa. Vivemos em uma sociedade que a divergência de interesses é grande, e que há marginalizações de comunidades que estão fora das políticas públicas, mas não por isso devem ser esquecidas por alguns segmentos dessa mesma sociedade. Dentre essas comunidades marginalizadas encontram-se os animais domésticos, principalmente cães e gatos, não nos cabe definir qual deve ser melhor atendida, e sim garantir a todas o respeito necessário.

São princípios da ação extensionista de cuidado dos animais na Universidade:
I - todo animal tem direito ao respeito e à vida;
II - todo animal tem direito à consideração, à cura e à proteção de homens e de mulheres;
III - nenhum animal será submetido a maus-tratos e a atos cruéis;
IV - situações que exijam o sacrifício de um animal, deverão ocorrer em último caso, ser instantânea, sem dor ou angústia;
V - animais mortos tem direito ao respeito e, seu cadáver, destino adequado; e
VI - a privação da liberdade, ainda que para fins educativos do animal, é contrária à proposição deste Programa.

Como diretrizes gerais, a comunidade deve ser constantemente informada da necessidade de:
I - respeito à vida dos animais nos campi da Universidade e em todos os outros espaços sociais;
II - preservação dos locais destinados aos animais e ao seu bem estar;
III - zelo pelo convívio harmonioso e pacífico entre comunidade acadêmica e externa e os animais nos campi e em todos os outros espaços sociais;
IV - acompanhamento dos animais cadastrados nos campi, a fim de lhes garantir apadrinhamento afetivo, bem como saúde e alimentação dignas; e
V - formação da comunidade externa para prevenir os maus-tratos e o abandono dos animais.

A comissão PET CARE é instituída pela Portaria PROEXC 33 de 2 de outubro de 2019 é formada por: Milla Alves Baffi (presidente), Adriane Andrade Silva, Ana Maria Bonetti, Katia Gomes Facure, Sandra Helena Moreira Santiago e seus respectivos suplentes.

Coordenadora do Programa Institucional: Adriane de Andrade Silva
Contato: petcareufu@gmail.com   /   adriane@ufu.br

Acompanhe as redes sociais do Programa: https://www.instagram.com/petcareufu/