Informações e Registro de Ações de Extensão e Cultura

Portal PROEXC
04/08/2016 - 20:48 - atualizado em 05/09/2017 - 08:59
Público-alvo:
Estudante, Professor, Técnico Administrativo, Coordenação de Curso, Unidade Acadêmica, Comunidade Externa

O SIEX gerencia o fluxo de informações da extensão na UFU, por meio dos registros contínuos das ações extensionistas realizadas pelas Unidades Acadêmicas e Especiais de Ensino, Hospitais, Núcleos, Museus, como também das unidades administrativas da UFU, no intuito de subsidiarem instrumentos reguladores de dados, de forma organizada para divulgação dos resultados em estatísticas institucionais como também na socialização à comunidade externa, por meio da Memória Extensionista, registrar e emitir os certificados de extensão e cultura.

Para acessar as ações de extensão e cultura cadastradas no SIEX, clique aqui.

Requisitos

Docentes e Técnicos Administrativos podem registrar ações desenvolvidas no âmbito da UFU, sob sua coordenação, para efeitos de contabilização de carga-horária, progressão e certificação dessas ações.
As ações devem atender à legislação vigente, tendo indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mantendo o caráter extensionista de intervenção social, contemplando a interação dialógica entre universidade e comunidade externa, sempre respeitando o saber popular.

Orientações

Para efetuar o cadastro, o usuário deverá clicar no botão CADASTRO na tela de abertura do sistema (http://www.siex.proex.ufu.br).  Em seguida, preencher os campos informando o número do SIAPE, CPF e e-mail (pessoal, exemplo: fulano@ufu.br) e clicar em Prosseguir. Logo, será enviado um e-mail contendo um link para efetivar o cadastro, onde deverão ser definidos um login e uma senha para acessar o SIEX.

Para efetuar login no SIEX, o usuário deverá acessar a página inicial do sistema (www.siex.proex.ufu.br) e informar seu login e senha cadastrados anteriormente.

Ao efetuar o login, o usuário visualizará a tela inicial da parte operacional do SIEX. Na parte esquerda da tela, existe um menu contendo todas as funcionalidades disponíveis para o usuário.
No menu, escolha a opção Ações de Extensão > Cadastro e selecione uma das opções de tipo de ação.
O cadastro será realizado através de multiabas. A sessão de cadastro não expira, o que garante que o usuário não perderá as informações contidas na página por problemas de finalização de conexão por parte do sistema (A PROEX não se responsabiliza por quedas de energia, instabilidades de rede ou problemas no navegador).
Após concluído todo o cadastro da ação, o usuário solicitará deferimento por meio do botão “Solicitar Deferimento” presente na última aba.
A partir deste momento, a ação passará por uma tramitação on-line que consiste em ser deferida pela Unidade Acadêmica ou Administrativa e receber Parecer da PROEX (no caso de Programas e Projetos e seus subtipos).
Cadastro da Ação -> Deferimento pela Unidade Acadêmica ou Órgão Administrativo -> Parecer PROEX (Somente para ações do tipo: Programa, Projeto e seus subtipos ) -> FIM

O usuário poderá acompanhar o status de sua ação por meio da tela Ações de Extensão > Minhas Ações Completas, na coluna Status.