Serviço

Sistema de Museus

Portal PROEXC
22/05/2015 - 21:19 - atualizado em 04/09/2017 - 16:46
Público-alvo: 
Estudante
Professor
Técnico Administrativo
Coordenação de Curso
Unidade Acadêmica
Comunidade Externa

Fazem parte do Sistema de Museus:

Museu da Biodiversidade do Cerrado:

Promove a educação ambiental e a pesquisa na área de conservação e preservação do bioma do cerrado, sendo composto por animais empalhados, coleções de insetos, plantas do cerrado e material bibliográfico.

O Museu da Biodiversidade do Cerrado está situado no Parque Municipal Victório Siqueroli e está aberto a visitação pública de terça a domingo, das 08h às 17h30.
Telefone de Contato: 34 3212-1692
 
Museu Universitário de Arte – MUnA:

É um espaço que visa o diálogo entre as Artes Visuais, o ensino de arte e suas interfaces. O MUnA possui um acervo de obras de arte nas linguagens do desenho, escultura, fotografia, tapeçaria, cerâmica e, principalmente, uma extensa coleção de gravuras. Conta também com um acervo de publicações em artes visuais disponível para consultas acompanhadas de monitores.

O Muna fica situado na Praça Cícero Macedo, 309, Bairro fundinho, em Uberlândia e está aberto a vistação pública de segunda à sexta, das 08h30 às 17h
Telefone de contato: 34 3231-9121

Museu de Minerais e Rochas:

O Museu de Minerais e Rochas está aberto à comunidade com uma exposição permanente de minerais, rochas e fósseis coletados em várias regiões do Brasil, com destaque para o Estado de Minas Gerais. O acervo do Museu é composto por espécimes minerais em seu estado natural, diferentes tipos de rochas, exemplares fósseis (animais e vegetais) e combustíveis fósseis (petróleo e carvão). O Museu disponibiliza ainda para consulta, um acervo bibliográfico nas áreas de geologia geral e de engenharias.
Fica situado no Campus Santa Mônica da UFU, no Bloco 1Q e funciona de segunda à sexta das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Museu do Índio:

O Museu do Índio preserva a memória das populações indígenas brasileiras, criando uma consciência cultural acerca de suas tradições. O acervo do Museu é composto por coleções da cultura matéria indígena brasileira, publicações em jornais, videoteca e acervo bibliográfico disponível para consulta.
Fica situado na Rua Vitalino Rezende do Carmo, 116, Bairro Santa Maria e está aberto a visitação pública de segunda à sexta, das 08h às 11h e das 13h30 às 17h.
Telefone de contato: 34 3236-3707

Centro de Documentação e Pesquisa em História - CDHIS:

O centro organiza, arquiva e preserva a documentação e o acervo relativo à memória de Uberlândia. É composto de fotos e discos, jornais da cidade, da região e do país, mapas, vídeos, cd’s e dvd’s. Disponibiliza ainda para consulta parte de seu acervo documental e um acervo bibliográfico de apoio, com obras relacionadas às ciências humanas em geral, especificamente a história local e regional.
O CDHIS fica localizado no Campus Santa Mônica da UFU – Bloco 1Q e funciona de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone de contato: 34 3239-4204

Núcleo de Preservação da Memória do Hospital de Clínicas de Uberlândia – NPM/HCU:

O núcleo resgata, organiza e dá continuidade à preservação da memória do Hospital de Clínicas de Uberlândia.
Fica situado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, no Campus Umuarama e funciona de segunda à sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h.
Telefone de contato: 34 3218-2625

 


Requisitos

Programa de Valorização e Difusão dos Museus e Centros de Documentação Histórica da UFU: Tem como objetivo a elaboração e implementação de uma política integrada para valorizar e difundir os Museus e os Centros de Documentação da UFU, como a prática de ações conjuntas que incluem a organização de encontros e palestras de capacitação das Unidades Acadêmicas.





Responsável