Assessorias

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Aberto edital de seleção de bolsistas de extensão Cecampe Sudeste UFU 2ª edição.

Atenção!

 

Edital para seleção de bolsistas de graduação Cecampe Sudeste UFU.

 

Você é estudante de graduação da UFU?
Você tem disponibilidade de carga horária para a realização dessa atividade?
Você tem interesse em alguma vaga?

Clique no link e fique por dentro de todos os detalhes.

É uma oportunidade única de viver experiências compartilhantes, pautadas no princípio democrático, voltadas para a promoção de uma educação social e etnicamente referenciada, por meio da formação de gestores/as educacionais para atuação no Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE.

 

Autoria: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

 

 

 

Imagens: Câmara de Gestão em Multimídias

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Acompanhe como foi a abertura do Cecampe Sudeste 2ª edição

 

 

 

 

 

Evento lança oficialmente a segunda edição do Cecampe Sudeste UFU

 

O Centro Colaborador, com o apoio da Proexc/UFU, prepara gestores educacionais e comunidade escolar para a aplicação de recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola

 

Na última terça-feira, nove de abril, aconteceu o evento de abertura oficial da segunda edição do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste UFU), que é vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O evento aconteceu no campus Santa Mônica, na cidade de Uberlândia, e contou com apresentações culturais locais e a presença de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC), em especial da Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).

 

Durante a mesa de abertura, o Coordenador Institucional do Cecampe Sudeste UFU, Cairo Katrib, relembrou o sucesso da primeira edição do projeto: “A partir desses resultados, apresentamos um olhar mais sensível, atento e ressignificado no acolhimento aos gestores e às gestoras nas suas dúvidas e inquietações em relação ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”.

 

A mesa de abertura do evento, alinhada ao espírito de gestão democrática do Cecampe Sudeste UFU, contou com a presença de diversas representações, como da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seção Minas Gerais (Undime-MG), da União Nacional dos Conselhos  Escolares de Minas Gerais (Uncme-MG), da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia e de Patos de Minas, da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, do Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar  (Cecate), bem como da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), ambas do Ministério da Educação. Ainda se fizeram presentes representantes da Administração Superior da UFU e do Ministério Público Federal.

 

Para a Coordenadora-Geral de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica da SEB/MEC, Janaína Ferreira, a parceria com a UFU é fundamental: “Quando eu vejo o envolvimento das universidades federais e da UFU, que é uma instituição reconhecida por sua excelência, eu penso que uma das grandes conquistas que a gente tem ao fazer essa colaboração é poder tirar o foco da avaliação do ponto de vista do controle e da prestação de contas, que é uma avaliação tão restrita, para uma avaliação que considera os contextos locais, que está atenta aos desafios que as escolas têm”.

 

No mesmo caminho, Raquel Pereira, que atua como Coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, ressalta a importância das parcerias com as universidades: “O nosso universo de atendimento, hoje, são 138 mil escolas públicas, em mais de 5.570 municípios. Então, instituindo um centro colaborador por região administrativa, a gente consegue atender melhor o ente federado”.

 

O papel do Cecampe Sudeste UFU

 

Os Cecampes desempenham atividades de apoio técnico e diagnóstico com o objetivo de auxiliar estados, municípios e escolas na melhoria da implementação e desempenho do PDDE e suas ações integradas. Nesse sentido, Pereira destaca: “O Programa de Dinheiro Direto na Escola (PDDE) já é uma política instituída há 30 anos. É uma política que atinge o chão da escola, um recurso que vai diretamente para a escola, para que ela tenha autonomia e celeridade na administração desses recursos”.

 

Na segunda edição do Cecampe Sudeste UFU, o foco será na adesão, execução e prestação de contas das escolas públicas, incluindo as que atuam na educação do campo, quilombola e indígena. A partir de 2024, suas ações proporcionarão um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados no PDDE em relação às demandas de inclusão e diversidade, considerando o contexto específico dessas comunidades.

 

Ao ser questionada das motivações que levaram a esse recorte, a professora Luciane Dias, que está na Coordenação da Câmara de Gestão Pedagógica e Ações para a Diversidade – Cecampe Sudeste UFU, responde: “Historicamente, essas pessoas, esses sujeitos, foram marginalizados. A escola precisa olhar para isso com atenção especial. E nada melhor que um programa como o PDDE para dar esse tom de reparação, esse tom de tornar possível a equidade com essas pessoas que foram marginalizadas por muito tempo e, principalmente, olhar para a política pública no viés da educação de qualidade social e etnicamente referenciada”.

 

No período da tarde, as atividades continuaram com a inauguração do Cecampe Sudeste Atende, facilitando o acesso dos(as) gestores(as) para sanarem suas dúvidas a respeito do PDDE. Além disso, ainda aconteceu a apresentação dos equipamentos culturais da Proexc/UFU e uma roda de conversa com troca de experiências e discussões sobre a gestão dos recursos escolares.

 

O lançamento do Cecampe Sudeste UFU foi destacado no jornal diário da TV Universitária de Uberlândia. Para assistir a entrevista completa, acesse o link: https://www.youtube.com/live/VWmQL8LndeY?si=8Kp29MjAhCHtbZcU.

Além disso, você pode conferir a íntegra do evento no canal do Cecampe Sudeste UFU no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZtKHOhxuSTo&t=3s.

 

Texto: Nasser Pena

 

Imagens: Câmara de Gestão em Multimídias

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Cecampe Sudeste
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Abertura Cecampe Sudeste 2ª edição

Abertura Cecampe Sudeste 2ª edição.

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09 de abril de 2024

Formação presencial “Caminhos compartilhantes com o PDDE" - Paracatu/MG

 

 

 

 

 

Formação presencial Cecampe Sudeste UFU 2ª edição

 

Seguindo os caminhos compartilhantes com o PDDE, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste UFU), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, está arrumando as malas para a sua segunda parada formativa, que será no município de Paracatu/MG, no dia 27 de abril de 2024.

Temos imenso orgulho dessa formação, que expressa a excelência e a competência da equipe Cecampe Sudeste UFU. Estamos verdadeiramente animados, por estarmos preparando essa caminhada de maneira coerente com a filosofia africana Ubuntu: “Eu sou  porque nós somos”.

Nos bastidores do planejamento há muito estudo, interatividade e diálogo coletivo, para pensarmos cada detalhe dessa formação repleta de novidades. Teremos a mascote do Cecampe Sudeste UFU, que em breve terá seu nome democraticamente escolhido pelos/as seguidores de nossas redes sociais no perfil @cecampesudeste, jogos instigantes e motivadores, tudo para a consolidação de saberes em torno do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.

Iniciaremos com a mesa de abertura, que reflete o compromisso do Cecampe Sudeste UFU e de sua parceira, a Secretaria Municipal de Educação de Paracatu, junto às demais autoridades da cidade, para abrirmos com chave de ouro esse momento único na história da educação de Paracatu e região.

Em seguida, teremos a mesa dialogada, introduzindo, de forma dinâmica e envolvente, os fundamentos e princípios do PDDE.

Após a merecida pausa do almoço, seguiremos para o momento em que os/as participantes cecampeanos serão organizados/as em várias salas, para compartilharem conhecimentos acerca do PDDE, com foco na educação escolar indígena e quilombola, que serão consolidados com nossos jogos pedagógicos inéditos, criados pela equipe Cecampe Sudeste UFU.

Está interessado/a?

Vem com a gente e participe dessa ação formativa validada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação!

 

Autoria: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

 


 

Data: 27 de abril de 2024

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Paracatu, Avenida São João Paulo II, nº 2045 - Bairro Paracatuzinho – Paracatu/MG
Horário: 7h30 às 17h

 

Venha com a gente e participe desse caminhar!

 

Imagens: Câmara de Gestão em Multimídias

 

 

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Cecampe Sudeste
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Abertura OFICIAL do Cecampe Sudeste UFU!

 

 

 

 

 

 

Saudações Cecampeanas!

Enfim estamos próximos/as do grande dia, em que celebraremos oficialmente o lançamento da segunda edição do Cecampe Sudeste UFU. O evento acontecerá no dia 09 de abril de 2024, com a ilustre presença de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC).

Será um momento incrível, proporcionado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (PROEXC/UFU) junto à equipe Cecampe Sudeste UFU, que contará com inúmeras entidades externas, que acompanham de perto o êxito de cada caminho compartilhante do projeto.

Na primeira parte do dia, teremos café da manhã, seguindo de apresentação cultural. Na sequência, será realizada a mesa institucional de abertura dos trabalhos e uma mesa redonda dialogada.

Após o almoço, teremos o tão aguardado momento de inauguração do Cecampe Sudeste Atende. Depois disso, está prevista uma imersão nos equipamentos culturais da Universidade Federal de Uberlândia.

Entre uma atividade e outra, apresentações culturais, uma breve pausa para prosa e café, muita interatividade, partilha e afeto. Tudo isso para colaborar com a construção da educação de qualidade, democrática, inclusiva, social e etnicamente referenciada que almejamos.

 

Você poderá acompanhar esta abertura através de nosso canal no YouTube, com transmissão ao vivo a partir de 8h30:

 

 

Aguardamos vocês em nosso lançamento!

 

Texto: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

 

 

Imagens: Câmara de Gestão em Multimídias

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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WEBINAR: "Uncme e Cecampe Sudeste UFU: formação compartilhante para o PDDE"

 

 

 

 

 

 

WEBINAR: "Uncme e Cecampe Sudeste UFU: formação compartilhante para o PDDE"

Data: 12 de março de 2024

Horário: 19h

 

Participação:

 

 

 

 

Local:

 

 

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Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Formação em Ituiutaba/MG, veja como foi!

 

 

 

 

 

 

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, iniciou a realização de formação em modalidade presencial no dia 24 de fevereiro de 2024, no Campus Pontal, no município de Ituiutaba.

A ação formativa, que contou com a participação de profissionais também de municípios vizinhos de Ituiutaba, foi exitosa e inovadora!

 
O encontro teve uma mesa de abertura, em que estiveram presentes as gestoras educacionais das redes públicas da cidade e da região, demonstrando seriedade, compromisso e parceria com o Cecampe Sudeste UFU. Além da Superintendente Regional de Ensino de Ituiutaba e da Secretária Municipal de Educação de Ituiutaba, participaram as Secretárias Municipais de Educação de Cachoeira Dourada, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Capinópolis. 

Na sequência, ainda no período da manhã, foi realizada uma potente e diversa mesa dialogada, que, de maneira leve e interativa, introduziu os assuntos com o apoio do embasamento da literatura e da legislação pertinentes. 

Já no período da tarde, foram separadas turmas de cursistas iniciantes (para profissionais que ainda não haviam participado de ações formativas do Cecampe Sudeste UFU) e avançados (para quem já havia participado de ações formativas do Ceampe Sudeste UFU, em sua primeira edição).

A divulgação do curso foi ampla, via secretarias de educação e superintendência de ensino, pelo e-mail oficial de cada escola, além de terem sido publicados comunicados nas redes institucionais do FNDE, do Cecampe Sudeste e da UFU. Foi veiculada até mesmo por meio de cobertura jornalística na imprensa local. Antes do evento, também foi realizada transmissão ao vivo, pelo perfil do Cecampe Sudeste UFU, do programa "Dedo de Prosa", em que houve oportunidade de compartilhar, de maneira leve e descontraída, as expectativas sobre a formação.

Além dos passos de adesão, execução e prestação de contas, o curso “Caminhos compartilhantes com PDDE” convidou a pensar quais são as pessoas atendidas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola, de que forma a utilização dos recursos pode impactar a vida de cada comunidade e como promover ações que reverberem para além do relatório de execução orçamentária. A ideia foi a de compartilhar os conhecimentos sem negar ou minimizar a cultura de cada escola e/ou comunidade escolar que alcançamos. Assim, essa ação formativa buscou viabilizar a ampliação e o aprofundamento de questões centrais relativas ao PDDE e, sobretudo, contribuir com o desenvolvimento e o sucesso das propostas e projetos subsidiados pelo Programa. Tudo isso, de maneira dinâmica, com o apoio de recursos lúdicos, como jogos, e permitindo aos/às participantes irem delineando, durante a realização do curso, os temas em que gostaria de se aprofundar mais.

Outro ponto que merece destaque é que a equipe do Núcleo de Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico, responsável pelas ações de curadoria, o “Cecampe  Sudeste Atende”, esteve in loco, durante a formação à disposição para, em momentos estratégicos, tirar dúvidas, individualmente, do/as gestores/as e técnicos e interessados que necessitassem de suporte específico quanto a temática de Adesão, Execução e Prestação de Contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Autoria: Câmara de Gestão Dialógica e de Comunicação

 

 

 

Imagens: Câmara de Gestão em Multimídias

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Cecampe Sudeste
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Formação presencial ITUIUTABA/MG

Aqui, você poderá acompanhar com foi a formação presencial "Caminhos compartilhantes com o PDDE" em Ituiutaba-MG no dia 24 de fevereiro de 2024.

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24 de fevereiro de 2024

Formação recebe novo nome: “Caminhos Compartilhantes com o PDDE”

O curso de formação do Cecampe Sudeste

recebe novo logo e novo nome!

 

 

 

 

 

 

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe) da região sudeste do Brasil ligado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e se encontra sob a responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Essa instituição é reconhecida nacional e internacionalmente por seu compromisso com a formação profissional, inicial e continuada, de professores/as da educação básica.

Os cursos de formação oferecidos pelo Cecampe Sudeste são pensados a partir de três princípios: Gestão Democrática, Equidade e Educação Social e Etnicamente Referenciada. Esses princípios direcionam um caminhar com muitas aprendizagens, saberes e afetos, com o intuito de apoiar as políticas públicas do PDDE em toda a região sudeste.

O Cecampe Sudeste atuará em duas dimensões: pesquisa e formação continuada. No âmbito da pesquisa desenvolveremos investigações concernentes às políticas de financiamento para a educação pública, especificamente o Programa Dinheiro Direto na Escola, buscando apreender as potencialidades e limitações desse Programa no que concerne à suplementação de recursos com vistas à melhoria da qualidade da educação por meio também de ferramentas de acompanhamento e avaliação. No âmbito da formação presencial colocaremos em relevo olhares e vozes dos sujeitos que atuam diretamente na gestão dos recursos financeiros provenientes do PDDE. Assim, lembrando das palavras de Bispo (2023), “chegamos como habitantes, em qualquer ambiente, e vamos nos transformando em compartilhantes” (BISPO, 2023, p. 22).

Nesse sentido, nosso pressuposto é o de “[...] oportunizar experiências de formação continuada a profissionais da educação [...], visando ao monitoramento e êxito da gestão de programas educacionais” (CECAMPE SUDESTE UFU, 2021, p. 02). A ideia chave é a de compartilhar conhecimentos, fazeres e saberes para dar apoio às escolas da região sudeste nos processos de adesão, execução e prestação de contas do PDDE.

Tal proposta tem como ênfase a formação de gestores, conselheiros e demais agentes envolvidos com a gestão descentralizada dos programas/ações, por meio de capacitações in loco e a distância, voltadas para a gestão consciente e colaborativa dos recursos financeiros em conformidade com as normativas operacionais vigentes à execução e acompanhamento dessas políticas.

Associado às perspectivas institucionais da UFU, no que se refere à formação continuada de profissionais da educação, o Cecampe Sudeste justifica sua escolha por “Caminhos Compartilhantes com o PDDE”: Por que “compartilhantes”? De onde surge este conceito?

Antônio Bispo (2023), filósofo quilombola, na sua luta por reconhecimento dos quilombos como espaços de saberes e conhecimentos, muitas vezes teve que vir às cidades para explicar a cosmovisão encontrada nos quilombos. Neste sentido, o Cecampe Sudeste assume os princípios formativos ancorados em uma perspectiva epistemológica decolonial e contra-colonial. Essa concepção se baseia no respeito à trajetória, à cultura, ao convívio e à reciprocidade das pessoas. Agradecemos às trilhas que nos conduziu até aqui e com muito carinho, mantemos o compromisso por formações que atendam aos princípios da equidade, da diversidade, que zele pela inclusão, que seja respeitosa e valorize nossa cultura, tendo como pressuposto uma educação de qualidade social, inclusiva e etnicamente referenciada, por meio de ações efetivas relacionada ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Neste propósito, surge o termo “compartilhante”, que o autor aponta como a melhor forma de percorrermos caminhos, pois “somos compartilhantes”.

Ainda, dentre os princípios formativos, a equipe Cecampe Sudeste manifesta sua posição explícita em favor dos princípios e processos de gestão democrática, pautada em práticas coletivas, descentralizadas e colaborativas, por meio dos diferentes conselhos presentes no cotidiano escolar. A democratização da gestão escolar, configura-se, pois, como um princípio basilar.

Expressamos nossa convicção de que precisamos compreender a diversidade de pessoas da escola, o que expressa outro princípio fundante do Cecampe Sudeste para o desenvolvimento de suas ações é o da equidade, que pode ser compreendida como “a realização da justiça manifestada no respeito às pessoas, que possuem a mesma essência humana, mas são diferentes em suas singularidades”. (FERREIRA, 2006)

Outro pressuposto epistemológico das formações do Cecampe Sudeste é o da qualidade da Educação social e etnicamente referenciada. Entendemos que este conceito possui uma gama de sentidos políticos e teóricos que podem indicar caminhos diferentes quando assumidos como prática de gestão político pedagógica.

Assim, metodologicamente, esses princípios se interseccionam e o curso oportuniza a gestores/as possibilidades variadas de caminhos formativos. Por isso, tomamos o conceito de “compartilhante” como um dos princípios estruturantes de nossas atividades. Dessa forma, o Cecampe Sudeste adota “Caminhos Compartilhantes com o PDDE”, que é a forma como poderemos repartir, distribuir e comungar conhecimentos em um caminho que nos direcione à melhor forma de utilizar recursos da descentralização financeira do Programa Dinheiro Direto na Escola.

Deste modo, além dos passos de adesão, execução e prestação de contas, o curso “Caminhos compartilhantes com o PDDE” nos convida a pensar quais são as pessoas atendidas, de que forma a utilização destes recursos poderá impactar em suas vidas e em sua comunidade, como promover ações que reverberem para além do relatório de execução orçamentária e como poderemos ser cada vez mais compartilhantes.

Entendemos que, deste modo, poderemos compartilhar os conhecimentos sem negar ou minimizar a cultura de cada escola e/ou comunidade que pudermos alcançar. Assim, essa ação formativa possibilitará a ampliação, o aprofundamento das questões relativas ao PDDE e, sobretudo, contribuirá com o desenvolvimento e o sucesso das propostas e projetos envolvidos neste programa.

Acreditamos e defendemos que o Cecampe Sudeste está preocupado em colaborar, por meio da formação e qualificação profissional de gestores/as e profissionais da educação, para que as ações do PDDE, enquanto política pública, promovam efetivamente a qualidade da educação. Tal posicionamento ratifica, qualitativamente, as ações do Cecampe Sudeste UFU, reforçando a importância dessa parceria com o FNDE.

Para tanto, a equipe pedagógica entende que neste caminho podemos trocar e compartilhar saberes e fazeres que estão em consonância com as bases epistemológicas previamente estabelecidas, em temas que compõem todo o processo de formação. Para a modalidade EaD, optamos por uma série de cadernos temáticos que irão conduzir o caminho formativo do participante pelos processos de adesão, execução, prestação de contas, gestão democrática, equidade e educação social, inclusiva e etnicamente referenciada, além de analisar a legislação vigente sobre os programas e as ações integradas do PDDE.

Para a modalidade presencial, as temáticas seguem o mesmo princípio, porém com metodologias diferentes. Neste caminho compartilhante, iremos dar o destaque para as limitações e possibilidades de aplicabilidade da política pública e apoio intensivo aos/às gestores/as educacionais, realizando a escuta e compartilhamento de ideias e soluções frente aos desafios enfrentados para a plena execução e prestação de contas do PDDE.

Diante dessa proposta do curso presencial, ratificamos o entendimento de que estamos alinhados não só com elementos externos, que compreendem as expectativas do FNDE em relação aos Cecampe’s, de modo geral, mas também nos vinculamos aos princípios elencados pela UFU e pela equipe gestora do Cecampe Sudeste.

 

 

Autoria: 
Cecampe Sudeste
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Formação presencial “Caminhos compartilhantes com o PDDE" - Ituiutaba/MG

 

 

 

 

 

 

Formação presencial Cecampe Sudeste UFU 2ª edição

 

O Cecampe Sudeste UFU retomou suas atividades neste ano de 2024, em sua 2ª edição. E anuncia seu primeiro curso de formação presencial, para Ituiutaba/MG e região, no dia 24 de fevereiro 2024 com um novo tema: “Caminhos compartilhantes com o PDDE”.

Assumimos, durante 4 anos desta 2ª edição (2023-2027), a defesa de que as formações aconteçam a partir de um caminhar compartilhante de conhecimentos sobre as políticas públicas, experiências e vivências relacionadas ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Os cursos de formação oferecidos pelo Cecampe Sudeste são pensados a partir de três princípios: Gestão Democrática, Equidade e Educação Social e Etnicamente Referenciada. Esses princípios direcionam um caminhar com muitas aprendizagens, saberes e afetos, com o intuito de apoiar as políticas públicas do PDDE em toda a região sudeste.

Nesse sentido, convidamos a pensar em questões como: Quais são as pessoas atendidas pelo PDDE? De que forma a utilização dos recursos deste programa poderá impactar nas vidas dessas pessoas e de sua comunidade? Como promover ações que reverberem para além do relatório de execução orçamentária? E como poderemos ser cada vez mais compartilhantes?

 

 

 

 

Data: 24 de fevereiro de 2024

 

Local: Faculdade de Ciências Integradas do Pontal / Campus Tupã - Auditório I / Rua Vinte, nº 1.600,  Bairro Tupã - Ituiutaba/MG
 

Horário: 8h às 17h

 

Público almejado: Gestoras/es, secretárias/os municipais de educação, profissionais da educação, estudantes e interessados na adesão, execução e prestação de contas do PDDE, do município de Ituiutaba/MG e região.

 

Venha com a gente e participe desse caminhar!

 


 

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Cecampe Sudeste
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