198 pessoas participam do Psicologia para Todos na UFU

por Bárbara Fernandes, estagiária de graduação, ObEXC
25/09/2017 - 16:15 - atualizado em 25/09/2017 - 16:30

Uma parceria da Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc), com a Unipsico (Cooperativa de Trabalho em Psicologia – Uberlândia) e a Lenog Saúde, fez surgir o projeto Psicologia para Todos, visando a aproximação da população de Uberlândia, estudantes e profissionais, que utilizam e trabalham na área da saúde mental em Uberlândia. Dentro do programa, atividades como palestras, workshops e minicursos com temáticas relativas a psicologia, psiquiatria e saúde mental são desenvolvidas. O desafio do projeto é levar informação por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento a todos os nichos de espectadores (usuários da rede de saúde mental, estudantes, profissionais da saúde, comunidade acadêmica e quem se interessar pelo assunto).

A Proexc dispõe para os participantes dos eventos do Psicologia para Todos, a emissão de certificados através do Sistema de Informação de Extensão e Cultura (Siex), responsável por gerenciar o fluxo de informações relacionados a extensão na UFU. Denilson Carrijo é coordenador do Siex, do projeto Psicologia para Todos, membro da CAPE (Comissão de Análise de Propostas de Extensão) e presidente da Comissão de Elaboração de Política para Empresas Juniores na UFU. Ele explica que a articulação entre os profissionais da área da saúde e o ambiente institucional da universidade, é toda realizada pela Proexc. “É a partir dessa parceria com a instituição que viabilizamos a organização e a emissão dos certificados das atividades, que chamam a atenção dos participantes”, diz.

Dentre a programação do projeto, aconteceu no sábado, dia 16, o Curso de "Conceitos Básicos em Psicofarmacologia", na Universidade Federal de Uberlândia, que abordou temas como nomenclatura, conceito e definição em psicofarmacologia, além de farmacocinética, farmacodinâmica e as principais classes dos psicofármacos. O palestrante foi o médico Leandro Nogueira de Souza, psiquiatra, homeopata e pós-graduado em dependência química. A adesão da proposta tem sido grande, varia de 60 a 190 participantes por evento.

As próximas palestras do ciclo Psicologia para Todos acontecerão nos dias 09 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro, às 19 horas, no auditório D do bloco 5O. Os eventos desse ano serão encerrados com o curso de Transtornos Alimentares no dia 16 de dezembro.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.