26 de setembro, começa a V Semana de História do Pontal

Campus Pontal UFU
por: Bárbara Fernandes, estagiária de graduação, ObEXC
27/09/2017 - 15:41 - atualizado em 24/10/2017 - 11:08

“História e poder: usos do passado e lutas políticas na contemporaneidade”, é o tema da V Semana de História do Pontal/IV Encontro de Ensino de História, que acontece de 26 a 29 de setembro de 2017. O evento será realizado pelo curso de História do campus Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conjuntamente com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o PET História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip). A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc UFU) e o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal (Cepdomp) também são parceiros deste evento.

Segundo a Comissão Organizadora, a proposta é criar um ambiente diverso e apto a fomentar “reflexões, debates e trocas de experiências relacionadas à pesquisa e ao ensino de História”. O evento, além de contemplar historiadores e toda a comunidade acadêmica, também é aberto à participação da população em geral, como professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino. As inscrições acontecem até o dia de abertura do evento, dia 26/09 e as taxas de inscrição variam de vinte a quarenta reais, dependendo do tipo de público (professores universitários, alunos de pós-graduação, professores da rede pública e privada, e demais profissionais da Educação Básica ou alunos de graduação).

A programação conta com grandes nomes do meio acadêmico, como a Professora Doutora Christina da Silva Roquette Lopreato, que já passou por instituições como a USP, UNICAMP e hoje atua no Programa de Pós-Graduação em História da UFU, além de ter em seu nome livros sobre a greve geral de 1917 e sobre “O Caso Galdino”. Também estará presente José Carlos Muniz Filho, graduado em Direito pela UFU e membro pesquisador do Grupo de Estudos Sobre Violência e Controle (GEVICO) e membro conselheiro da Comissão da Verdade do Triângulo Mineiro.

Para acessar a programação completa do evento, ficha de inscrição e demais informações é só clicar aqui.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.