Proexc em campo com extensão em esporte

por Bárbara Fernandes, estagiária de graduação, ObEXC.
15/09/2017 - 14:13 - atualizado em 15/09/2017 - 14:13

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com a sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) em decorrência de processo seletivo para projetos de extensão comunitária, através do edital UFU/PROEXC/Nº 40/2017, contemplou 06 ações agora vinculadas ao Programa de Apoio à Extensão (PROAEX) com atuação no Campus Educação Física da UFU.

O professor Gabriel Humberto Muñoz Palafox, coordena duas dessas ações. A primeira, intitulada “Atualização docente e aprimoramento da formação de crianças e jovens, inseridas em programas comunitários de iniciação, desenvolvimento e aperfeiçoamento do futebol”, cujo objetivo é o de proporcionar uma formação continuada em futebol para estudantes e professores de Educação Física. A intenção deste trabalho é a de ampliar o conhecimento filosófico, pedagógico, técnico, físico e tático do futebol entre docentes e discentes que atuam em programas sócio-assistenciais, com jovens em situação de vulnerabilidade social. A ação ainda conta com a parceria da Liga Uberlandense de Futebol (LUF), da Associação Uberlândia Futebol (UF) e da Associação Futuro Esporte Clube (Futuro FC).

Seu segundo projeto, “Conhecimento e intervenção profissional no futebol amador de Uberlândia: Experiência extensionista na Liga Uberlandense de Futebol", também acontece em parceria com a LUF. A ação busca o aumento do conhecimento referente ao planejamento, organização e gestão de campeonatos de futebol de campo e assim como o primeiro, trabalha com alunos e professores da Educação Física.

Gabriel explica: “as duas ações são complementares entre si ao estabelecerem um laço de relacionamento institucional com a Liga Uberlandense de Futebol, além de promoverem espaços extensionistas e de pesquisa à docentes e estudantes de Educação Física da UFU”. Quanto a parceria dos projetos com as instituições esportivas citadas anteriormente, o professor esclarece que a relação entre as partes é institucional e mediada pelo próprio Edital, dentro do qual a LUF autorizou que parte dos seus recursos fossem utilizados para contribuir com o desenvolvimento do futebol amador, por meio do incentivo a Associações da sociedade civil sem fins lucrativos envolvidas no projeto. O objetivo dessas associações é a seleção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social para promover seu desenvolvimento e aperfeiçoamento esportivo no campo do futsal, “tanto para fins socioeducativos, quanto para incentivar a possibilidade destes jovens atuarem qualificados, nos campos do futsal amador e profissional”, diz Gabriel.

Os bolsistas da UFU serão inseridos na realidade desses jovens para conhecerem e poderem atuar dentro dos limites da sua formação. Segundo o professor, para isso acontecer, está prevista a realização de oficinas, cursos e pesquisa de campo. A ação também atinge a comunidade externa, contribuindo para ampliar a participação da população nas Associações parceiras do projeto, além de contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços de gestão desportiva da LUF, associada principalmente com a realização de campeonatos que promove ao longo do ano na cidade de Uberlândia e região.

Serviço: Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.