UFU sedia Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
13/10/2017 - 14:34 - atualizado em 26/10/2017 - 17:08

Nos dias 23 a 27 de outubro, é realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB). Ela é instituída por meio do decreto nº 84.631 de 1980, e deve ser comemorada todos os anos entre os dias 23 e 29 de outubro. Na UFU as celebrações são organizadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFU (Sisbi), em parceria com a Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Diretoria de Cultura (Dicult). A coordenação do evento é de responsabilidade de Kelma Patrícia de Souza - bibliotecária documentalista do setor de Atendimento, Pesquisa e Cultura Biblioteca Setorial (Umuarama) – e apoio de Yara Ribeiro de Moura Silva, também bibliotecária documentalista e James Soares.

O tema do evento desse ano é “As Bibliotecas e a Valorização da Diversidade da Cultura Negra” e, de acordo com Yara, foi escolhido com “o intuito de homenagear a cultura negra, sendo um tema bastante discutido atualmente, inclusive no âmbito da Universidade”. O evento é aberto a toda a comunidade universitária, como também a comunidade externa, e as inscrições serão realizadas no momento, de acordo com a ordem de chegada. Serão realizadas palestras, oficinas, feiras e mostras, além de saraus e colóquios de assuntos relacionados a temática proposta.

A Diretora de Extensão da Proexc, Vânia Aparecida Martins Bernardes, que fará as intermediações entre os convidados na abertura do evento, explica a importância da discussão do tema em questão, uma vez que historicamente a academia tem a visão que a cultura negra ou mesmo os aspectos da diversidade, não contribuem ou não estão presentes dentro dos estudos científicos.

Vânia Aparecida Martins Bernardes possui Pós-doc em Educação pela Florida Christian University (2014), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora no curso de pós-graduação Educação, História e Cultura Afro-Brasileiro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB/UFU e nos cursos de aperfeiçoamento. É docente da UFU e atua com as disciplinas Política e Gestão da Educação, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino e História da Educação. E, desenvolve pesquisas voltadas para educação, para as relações étnico-raciais, formação docente e alfabetização. Já atuou como consultora educacional no PNUD/MEC, assessoria e coordenação de programas na Proexc UFU.

Em entrevista, Yara Ribeiro de Moura Silva, ressalta que o apoio da Proexc é fundamental para a realização do evento, desde a formulação da arte do mesmo, até o contato de pessoas ligadas a temática proposta, para participação no evento. Para Vânia, a função da Proexc, de ampliar capacidades educativas, está sendo alcançada. “Nós estamos cumprindo uma das diretrizes estabelecidas pela extensão: promover diálogo entre comunidade acadêmica e comunidade externa”, diz.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.