Praxis de Imunização, ação de extensão apoiada pela Proexc

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
22/12/2017 - 17:22 - atualizado em 16/03/2018 - 15:16
Praxis de Imunização, ação de extensão apoiada pela Proexc

Criado a partir da necessidade de atenção aos adultos quanto a atualização do quadro de vacinas e a capacitação de alunos da área da saúde em procedimentos como aplicação de medicamentos intramuscular e subcutânea, surgiu há 15 anos o projeto Praxis De Imunização – Atividade Prática de Vacinação com a Comunidade Adulta.  O trabalho é desenvolvido com apoio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, além de apoio do Setor de projetos da Prefeitura Municipal de Uberlândia e Vigilância Epidemiológica Estadual de Minas Gerais.

A atividade funciona por meio de um ciclo, que conta com a capacitação dos estudantes e, posteriormente, a prática com o agendamento em empresas para a execução da ação. As vacinas disponibilizadas são: hepatite B, antitetânica, febre amarela, tríplice viral e influenza. Segundo seu coordenador, Elias José Oliveira Von Dolinger, o objetivo do projeto é flexibilizar a rede de imunização através do deslocamento de uma equipe de discentes do curso de graduação de Enfermagem, Medicina e Biomedicina, juntamente com um docente/técnico até o local de trabalho de empresas e Instituições Públicas para realizar a vacinação dos adultos do local.

Ao todo, 240 alunos da área da saúde participam diretamente da ação, além de 07 professores e 01 técnico-administrativo. “Há uma interdisciplinaridade entre os diversos períodos dos cursos envolvidos, através dos quais os discentes participam como voluntários”, esclarece o coordenador.  Para 2018, o projeto terá o auxílio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), tornando-se assim, uma ação institucional.

O projeto trouxe para Uberlândia uma melhora da cobertura vacinal em três faixa etárias (crianças, adolescentes e adultos). De acordo com os dados fornecidos pela equipe, no ano de 2017 foram atendidas 42 empresas privadas, 04 escolas (3 estaduais e 1 municipal), universidades particulares (Uniube e Una), Defensoria Pública Estadual, Procuradoria Municipal, Exército Brasileiro, Presidio Jacy de Assis, Fórum Abelardo Pena e Juizado Especial, Câmara Municipal de Uberlândia, DMAE, Secretaria Municipal de Agropecuária, Hospital de Clínicas de Uberlândia, Hospital de Câncer, Hospital Veterinário da UFU Polícia Civil; Miliar; Federal; Rodoviária Federal, além de comunidades religiosas de matriz africana, católica e evangélica. A ação já totalizou mais de 26 mil atendimentos.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.