CECAMPE em DIÁLOGO com gestores - Uberlândia/MG

Equipe CECAMPE Sudeste
25/05/2022 - 18:14 - atualizado em 05/06/2022 - 16:36

REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO UBERLÂNDIA/MG

O CECAMPE/SUDESTE realizou, no sábado, dia 09/04/2022, às 9 horas, o encontro “DIÁLOGOS com gestores”, tratou-se de um momento de sensibilização com os gestores da Educação Básica em relação ao PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola.

O coordenador institucional do Cecampe/Sudeste, professor Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e a coordenadora de assistência técnico-pedagógica, profa. Vânia Bernardes iniciaram a reunião com diretoras e diretores de escolas das redes municipal e estadual de educação, alocadas no município de Uberlândia, dando-lhes as boas vindas. Primeiramente realizaram uma apresentação da proposta geral dos Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes) e a parceria entre o FNDE e as universidades polos. Posteriormente enfocaram a dinâmica de funcionamento do Cecampe/Sudeste, suas princípios filosóficos e a proposta de atividades de assistência técnica e monitoramento com o propósito de apoiar estados, municípios e escolas a aprimorarem a execução e o desempenho do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas. Deu-se destaque para pensar juntos com a comunidade a respeito do uso do recurso do PDDE. Prof. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib apontou a importância de se implementar uma visão de gestão democrática da escola, trata-se de uma prática que as escolas devem valorizar.

Foi organizado um painel onde cada Diretora e Diretor puderam apontar quais as dificuldades em relação ao PDDE, para que se iniciasse o diálogo sobre o tema, essa atividade foi coordenada pela Profa. Luciane Ribeiro Dias.

A Coordenação do CECAMPE solicitou que algumas diretoras pudessem apresentar as boas práticas. Primeiramente a Profa. Joselânia Queng dos S. Alcântara apresentou a experiência da EMEI “Grande Otelo” sobre o PDDE, falou da importância deste recurso para apoiar as ações da escola. Falou da importância do “Planejamento e da Gestão da escola. Disse que a escola deve identificar as prioridades do uso do dinheiro” e o importante é fazer uma aplicação racionalizada. É importante o cadastro e sua atualização para que não haja dificuldades na execução do dinheiro do PDDE. Trata-se de um processo contínuo na execução do recurso. Tudo é feito juntamente com os Conselho da Escola, para que haja transparência.

Representando a Escola “Sebastiana Silveira Pinto” a Profa. Rosana Rodrigues de Souza destacou que, para o êxito da implementação e prestação de contas do PDDE, é fundamental a existência de uma tesouraria competente e bem organizada. Além disso, é preciso ouvir as pessoas envolvidas com o Programa. “É preciso ter muita responsabilidade com o dinheiro do PDDE” (cumprimento de prazos e tentar acertar sempre).

A Profa. Luciane Ribeiro Dias, do CECAMPE, fez uma introdução sobre a importância do evento e passou a palavra para Alex Fabiane de Paulo, da equipe de Monitoramento do CECAMPE e, apresentou alguns instrumentos sobre o trabalho. Apresentou dados estatísticos sobre os recursos do PDDE, a importância de uma gestão efetiva e de monitoramento, avaliação  e indicadores quantitativos. O indicador do PDDE é chamado de IDEGES – Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE, que tem como composição: Adesão, execução e a prestação de contas. Houveram questões de esclarecimento sobre a adesão ao PDDE. Também foi apresentada a composição do IdeGES e é por ele que é possível aferir o desempenho da gestão do Programa. O CECAMPE SUDESTE desenvolveu um painel de gestão local onde se vê o desempenho das escolas da região. Há uma escala do IdeGES que categoriza a situação das escolas.

O momento seguinte foi uma roda de conversa, inicialmente com a Profa. Lucia Ferraz da Silva, representante da Secretaria de Educação do Município de Uberlândia. A professora fez uma fala sobre a importância do trabalho com o dinheiro oriundo do PDDE, reconheceu as dificuldades, mas ressaltou a necessidade de acompanhar esse trabalho juntamente com a Secretaria da Educação. Destacou ainda que tem a Secretaria Municipal de Educação tem um setor direcionado especificamente para dar suporte aos gestores em todas as fases do PDDE e que é necessário que as dúvidas sejam encaminhadas para a garantia do bom funcionamento do Programa.

O Prof. Marcelo Evaristo, membro do CECAMPE/SUDESTE e profissional vinculado à Superintendência Regional de Educação, falou da importância do trabalho do PDDE e da necessidade de respostas rápidas na emissão das informações. Apontou que o planejamento de ações é fundamental para o bom desempenho na execução do dinheiro oriundo do PDDE.

No final do evento a Profa. Onilia Maria de Oliveira Borges, superintendente da 40ª Superintência Regional de Ensino, enfatizou a importância deste encontro  e da ação sobre o dinheiro do PDDE, há necessidade de planejar e tomar cuidado sobre a prestação de contas. Falou da necessidade da organização da escola em relação ao PDDE.

Em seguida a Profa. Vânia e pelo Prof. Cairo retomaram a palavra ressaltando a importância das pessoas presentes colaborarem no processo de divulgação dos cursos sobre o PDDE, promovidos pelo Cecampe/Sudeste, os quais acontecerão no mês de maio, na modalidade presencial e a distância. Destacaram ainda que o Cecampe está organizando um vídeo-documentário e algumas publicações, dentre elas, um livro visando a difusão de experiências exitosas do uso de recursos do PDDE. Por fim, agradeceram a participação enfatizando a importância do esforço conjunto entre as esferas municipal, estadual e federal visando o aprimoramento de ações para o bom uso de recursos descentralizados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola.

CECAMPE SUDESTE:

cursocecampeufu@gmail.com

Nos acompanhe em nossas reses sociais:

@cecampesudeste (Instagram)

Cecampe Sudeste (Facebook)