CECAMPE em DIÁLOGO com gestores - Belo Horizonte/MG

01 de julho de 2022
Equipe CECAMPE Sudeste
22/07/2022 - 19:15 - atualizado em 22/07/2022 - 19:18

REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO BELO HORIZONTE/MG

 

No dia 01 de julho de 2022, das 9H às 11H, realizou-se virtualmente, por meio da Plataforma meet.google, a reunião de apresentação do Cecampe Sudeste/UFU e de sensibilização dos/as gestores/as da educação do município, para aplicação exitosa dos recursos do Programa dinheiro Direto na Escola-PDDE.

Ás 9h, a Sra. Caroline Mendes fez a acolhida inicial aos/às participantes na sala virtual e, justificou a ausência da Secretária Municipal de Educação, Profa. Ângela Dalben, que estava se recuperando da COVID-19 e agradeceu aos parceiros do Cecampe-Sudeste/UFU, envolvidos no desenvolvimento da proposta formativa e a todos/as os/as presentes.

Em seguida, passou a palavra ao Sr.  Marcelino Martins que destacou a relevância do curso “Trilhas no PDDE” e reforçou o convite à participação do público-alvo, mencionando que essa proposta formativa destinada aos Gestores Administrativos e Financeiros era inédita e que achava que a troca de experiências seria enriquecedora.  Acresentou que a participação dos/as gestores escolares responsáveis diretos pela condução do PDDE nas EMEIS e EMEFS, era significativa, pois contribui para qualificar/potencializar a proposta.

Agradeceu ao Cecampe pela formatação de uma proposta de curso era específica para os/as gestores da RME-BH, materializada por meio do plano de curso enviado a cada cursista. Finalizando, passou a palavra a professora Yone Gonzaga, que fez a mediação entre os presentes.

Após saudar os/as presentes, a Sra. Yone Gonzaga cedeu a fala a Sra. Fabíola Dutra Amaral, Coordenadora de Avaliação do Cecampe Sudeste/UFU que apresentou o que é o Centro colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais – CECAMPE, seus objetivos e a composição da equipe de trabalho e atividades estratégicas desenvolvidas.  

Após fazer uma análise da importância do PDDE para a suplementação financeira das unidades escolares, mencionou o significado do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada – IdeGES, apresentou a plataforma BI, desenvolvida pela Equipe de Monitoramento, detalhando as suas funcionalidades.  Encerrou a fala convidando os/as gestores/as a acompanharem as atividades formativas realizadas pelo Cecampe que não estão restritas somente ao curso “Trilhas no PDDE”. Citou os Webinários, Dedos de Prosa, etc. que são importantes ferramentas de trazer ao conhecimento do público essa Política Pública.

Em seguida, a Dra. Yone Gonzaga apresentou a Carta de Princípios do Cecampe (Gestão Democrática, Equidade e Educação social e etnicamente referenciada) destacando a importância de reconhecimento do PDDE, enquanto política pública que deve ser executado com vistas a ampliar a garantia do direito à educação de grupos estudantis historicamente em situação de desigualdade educacional, o que está articulado nos três cadernos do curso EaD.

O Prof. Natalino Neves destacou quão importante é a atuação de gestores/as numa perspectiva democrática, que agregue a participação da comunidade escolar nas decisões de como investir os recursos do PDDE na melhoria pedagógica e convidou os/as presentes para se inscreverem no nosso curso.

Dando continuidade, Carlos Filho, apresentou os personagens criados para serem porta-vozes dos Princípios do Cecampe e traduzirem as normativas do PDDE e Ações Integradas e demais Programas de forma leve e conectada aos  vários públicos que acessam o curso “Trilhas no PDDE”, o que foi bastante elogiado pelos/as gestores/as.

Além disso, Carlos, convidou os/as presentes a participarem do Edital Conexões e Boas Práticas Escolares, uma vez que as ações exitosas podem contribuir para a dinamização dessa política pública e mobilização de gestores/as das unidades escolares com baixo IdeGES para agirem coletivamente com a comunidade escolar objetivando a melhoria de seu desempenho.

Em seguida, enumerou as redes sociais do Cecampe, convidando os/as gestores/as a fazerem contatos e estreitarem os laços informativos com as equipes. 

Prosseguindo, o Sr. Marcelino Martins expôs aos presentes a metodologia do curso, assim definido:

Um encontro síncrono de duas horas – realizado dia 01.07.22;

Três encontros de mentoria para compartilhamento/troca de experiências, englobando todos os conteúdos trabalhados nos módulos do curso Trilhas, sendo o último encontro com foco especial em questões/dúvidas/considerações para conclusão do curso e avaliação do percurso formativo.

Um Seminário temático com carga horária de 8 horas, com previsão de execução de forma presencial dedicado à discussões específicas no âmbito do PDDE, organizado e executado pela Equipe Cecampe UFU em parceria com UFMG e SMED.

Após as explanações, a palavra foi aberta aos/às participantes que apresentaram diversos questionamentos sobre o PDDE, a atividade formativa, cronograma, etc. e foram devidamente orientados pela equipe Cecampe e Smed-BH.

Finalizando, os/as participantes foram novamente convidados a se inscreverem no curso EaD e participarem ativamente das atividades minuciosamente elaboradas.

O Sr. Marcelino e outros gestores participantes da reunião informaram que estão realizando e/ou finalizaram o curso e teceram elogios ao material produzido destacando a qualidade visual, a atualização das legislações e a organização dos temas nos três cadernos. Todos foram prontamente respondidos pela equipe Cecampe.

 

Participantes:

 

Equipe CECAMPE Sudeste:

Administradora Fabíola Dutra Amaral, Coordenadora de Avaliação do Cecampe Sudeste/UFU 

Carlos Filho - Bolsista graduação/Cecampe Sudeste/UFU

Profa. Dr. Yone Maria Gonzaga – Coordenadora Polo BH e RMBH

 

Equipe Polo BH e Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH:

Prof. Dr. Natalino Neves da Silva – Coordenador Polo BH e RMBH – representante da UFMG

Me. Luciana Gomes da Luz Silva – Bolsista Equipe Polo BH e RMBH

Especialista Glaucia Fernandes Pinto – Bolsista Equipe Polo BH e RMBH

Especialista Sebastiana Medeiros da Fonseca – Bolsista Equipe Polo BH e RMBH 

 

Representantes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG:

Sra. Caroline Mendes de Oliveira – Vice-diretora do Centro de aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – CAPE

Sr. Marcelino Cástulo Martins – Diretoria de Gestão de Repasses, Convênios e Parcerias – DGER.

 

Seguem alguns registros da ação:

 

 

CECAMPE SUDESTE:

cursocecampeufu@gmail.com

 cecampesudesteead@gmail.com

 

Nos acompanhe em nossas reses sociais:

@cecampesudeste (Instagram)

Cecampe Sudeste (Facebook)

CECAMPE Sudeste (Youtube)

 

Tópicos: