DIST Shopping Park

No desenvolvimento do território, a construção da cidadania: ações para o desenvolvimento integrado e sustentável do território Shopping Park, Uberlândia, Minas Gerais.

 

O Programa DIST SHOPPING PARK se constituiu em programa institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e contou com financiamento do Fundo SocioAmbiental da Caixa Econômica Federal (FSA/CAIXA) e teve a execução financeira desenvolvida pela Fundação de Apoio Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (FAU/UFU).
 

Descrição do Programa

O Programa DIST-SHOPPING PARK consistiu em um conjunto organizado e articulado de ações extensionistas, cujo objetivo foi contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentável do Bairro Shopping Park, Uberlândia, MG, por meio de atividades articuladas por quatro eixos estruturais: promoção sociocultural; governança territorial; dinamização econômica e gestão ambiental.

A escolha pelo território em que foi executado deveu-se ao fato de o Bairro Shopping Park, em Uberlândia, ter recebido uma unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), tendo construído entre 2009 e 2011 3.632 (três mil, seicentos e trinta e duas) residências, deslocando para o bairro, entre 2011 e 2012 esse número de famílias, vindas de diversos bairros da cidade. O PMCMV do Shopping Park integrou a faixa I, sendo que as famílias beneficiadas caracterizam por vulnerabilidades socioeconômicas e outras delas decorrentes. Destaca-se que, em 2013, ano da aprovação da proposta apresentada pela UFU, a unidade do PMCMV do bairro Shopping Park constituía-se no maior empreendimento, em nível nacional.

Ao elaborarmos a proposta, objetivávamos contribuir para a construção de relações de pertencimento entre os sujeitos e o território, bem como propiciar ações formativas para crianças, jovens, adultos e idosos, por meio das atividades vinculadas aos quatro eixos estruturais do programa. Previsto, inicialmente, para durar 24 (vinte e quatro) meses, o programa teve duração de 48 (quarenta e oito) meses, o que foi possível pela economia de recursos geradas a cada etapa, bem como pelo apoio irrestrito dado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
 

Principais Resultados

O DIST-SHOPPING PARK atendeu, diretamente, mais de 4.700 (quatro mil e setecentas pessoas) e gerou, até março de 2019, 5.640 (cinco mil, seiscentos e quarenta) certificações em 35 (trinta e cinco) modalidades diferentes de cursos e/ou atividades. São eles:
Artes visuais - Desenho e pintura, Balé e Jazz , Bordado em pedraria , Cabelereiro, Capoeira, Cine Comunidade, Corte e costura, Criação de bolsas , Criação de figurinos, Culinária, Customização de roupas, Dança de salão, Danças urbanas, Educação Ambiental, Formação Continuada equipe, Formação de atores territoriais, Formação e assessoria de empreendimentos, Futsal e Atletismo , Ginastica e Qualidade de vida, Grafite, Horta comunitária, Karatê, Manicure e pedicuro, Maquiagem e design de sobrancelha, Musicalização – Flauta doce , Oficinas de Acompanhamento e Reforço Escolar, Oficinas de tecnologia e outras mídias, Ornamentação de festas e buffet, Reaproveitamento de Jeans , Ruas de lazer, Seminários de mediação Comunidade-Poder Público, Teatro, Viola , Violão, Visitas guiadas, Vôlei.

Durante sua execução, o DIST-SHOPPING PARK ofertou mais de 60 (sessenta) bolsas de extensão para estudantes de graduação da UFU, de pelo menos 10 (dez) cursos diferentes, sendo que estes bolsistas atuaram por pelo menos 6 (seis) meses, até o limite de 2 (dois) anos.

Ainda durante sua execução, o DIST SHOPPING PARK gerou mais de 25 (vinte e cinco) postos de trabalho, formalizados via Micro Emprendedor Individual (MEI) ou contratação via Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Além disso, foram empregadas, diretamente, 4 (quatro) moradores do bairro, como membros da equipe permanente, além de diversos ministrantes de oficinas. O emprego direto de moradores – fosse como membros da equipe permanente, como ministrantes de oficinas ou bolsistas de extensão – teve duas finalidades principais: a primeira, o bairro e sua economia local fossem beneficiados indiretamente pelos recursos financeiros recebidos por seus moradores. E, a segunda, que a presença de moradores em postos de trabalho e em condições de ministrantes de atividades produzisse uma visão positiva de incentivo e reforço de autoestima dos moradores cursistas.

Todas as atividades do Programa DIST-SHOPPING PARK foram concluídas com mais de 75% de seus inscritos que, por sua vez, para concluírem, deveriam cumprir presença de pelo menos 75% de frequência nas atividades.

Até dezembro de 2019, o DIST-SHOPPING PARK consolidou 7 (sete) empreendimentos coletivos – formados, desenvolvidos e acompanhados no e pelo Programa. Somados, estes empreendimentos agregaram pelo menos 35 pessoas, trabalhando neles e, pelo menos 300 (trezentas) moradores do bairro beneficiados pela oferta de atividades ministradas por estes grupos. São eles: Esporte Shopping Park Legal; Arteando Grupo de Teatro; Pinta e Borda, bordados e customização de roupas; Clube de Mães; Park do Sabor, culinária; Ateliê de costura e criação Park Fashion; Horta comunitária Orgânicos Park. Contudo, os efeitos de mais de um ano de pandemia impactaram negativamente as ações dos grupos, na medida em que ações coletivas compunham a essência de suas atividades.

Foram formados 5 (cinco) grupos de empreendimentos coletivos para produção e comercialização de produtos, sendo que durante o ano de 2019, participaram de feiras, eventos, exposições e outras ações para comercialização, com obtenção de menos R$500,00, em média, pelos empreendimentos, durante os doze meses de atuação.

Quanto aos empreendimentos individuais, do total formado nos cursos de formação (mais de trezentas pessoas), 25 (vinte e cinco) optaram por atuar como empreendedores individuais, dois quais 12 (doze) manifestaram interesse em atuar com o apoio dos Kits Individuais, oferecidos pelo Programa DIST-Shopping Park, em 2018. Em 2020, após o cumprimento de todas as exigências dispostas no edital de seleção dos empreendedores individuais, os Kits cedidos foram efetivamente doados aos moradores que, apesar das dificuldades da pandemia, continuam atuando nas respectivas áreas (beleza e estética; culinária; corte e costura; bordado e produção de hortaliças).

Outro resultado relevante do DIST-SHOPPING PARK diz respeito à publicação em eventos e periódicos científicos e geração de trabalhos de conclusão de curso. Atualmente, encontra-se em curso a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma ex-bolsista e em maio de 2021 foi defendido aprovado com 100% um TCC elaborado por uma ex-ministrante (Andréa Garcia Silva), curso de Biologia, sob a Orientação da Profa. Daniela Franco. Entre publicações em revistas e eventos científicos, foram produzidos mais de 20 (vinte) artigos científicos sobre o DIST-SHOPPING PARK. Destaca-se que, dentre estes, há publicações em eventos internacionais e com participação protagonista dos estudantes, atuando com autores principais ou ou autores individuais).

Desenvolvimento de três hortas orgânicas em escolas do bairro Shopping Park e formação de uma horta de produção orgânica no bairro, desenvolvida por moradores, com recursos destinados a eles e autogestionada, com produção a preço justo de alimentos de alta qualidade no bairro.

É possível que os resultados anteriormente elencados tenham faltado alguns. O que nos remete à necessidade de uma entregar a esse programa e a essa experiência um compilado final de seus micro e macro resultados.

Todavia, gostaria de aqui ressaltar algo que escapa ao qualitativo mas que, a meu ver, são elementos estruturais aos resultados do DIST-SHOPPING PARK. Quando iniciamos as atividades, talvez, o mais recorrente nas falas dos moradores era o interesse de não ficar ou o ficar porque não ter alternativas. Após dois anos, a equipe como um todo notou a diferença do sentimento e da relação dos moradores para com o bairro. O não pertencimento cedeu lugar a algo que li como um sentimento de autoestima e autovalorização de si e do lugar e que pude ler como demonstrativos muito claros de uma relação de pertencimento enraizada. Se outrora o bairro não era visto como um potencial lugar de comercialização dos produtos produzidos, após mais ou menos dois anos esse quadro mudou e falas, olhares e percepções só como lugar de privação, negação de cidadania e direitos nem sempre assim verbalizadas, se não foram substituídas, passaram a conviver com percepções, olhares e práticas integrativas e de fortalecimento da relação sujeito/território.

Quanto aos estudantes de graduação, pude perceber a evolução de suas percepções e de suas formações a partir do referenciamento de suas formações científicas por meio de práticas efetivas. No início, sempre a certeza de que “levavam o conhecimento”, passando pela angústia do “planejado não sair como planejado” ao momento de compreensão de que seu saber em construção, tão rico, importante e necessário só se validava e alcançava esse potencial quando na troca com o outro, quando referenciado pela necessidade do outro, pelo encontro com outros saberes. Logos, artes, tabelas, planilhas, atividades, cursos, reforços escolares, enfim, tudo sempre tão bom, tão rico, se enriquecia, se complexificava ainda mais quando deixava de ser o saber do estudante para ser o saber/prática do estudante que encontrou o saber/necessidade do morador. Logos, artes, tabelas, planilhas, atividades, cursos, reforços escolares mais ricos, mais exigentes. Mais que atividades burocráticas. Resultados de interações dialógicas, com suas dores, suas exigências, suas frustrações e suas reelaborações até se encontrar o conhecimento/prática síntese.

Destaca-se que o DIST-SHOPPING PARK produziu três vídeos-documentários (realizados por moradores e estudantes bolsistas); um livro (produzido por membros da equipe permanente) e uma metodologia, também produção coletiva, que relata o passo a passo – com seus erros, acertos e reelaborações – da experiência DIST. Estes materiais encontram-se em fase final de conclusão para publicização.

 

Gláucia Carvalho Gomes – Coordenação Geral do Programa DIST/SHOPPING PARK UBERLÂNDIA.
 

 

Assista aos vídeos institucionais para conhecer mais sobre o Programa: 

Vídeo 1 Institucional: https://youtu.be/50mYrBJYuVU
Vídeo 2  Equipe de Trabalho: https://youtu.be/eALLsv-EVXw
Vídeo 3 Comunidade: https://youtu.be/b0-T1FNWil4

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