Serviço

Rede de Extensão UFU

REDE UFU
Portal PROEXC
22/05/2015 - 21:04 - atualizado em 07/12/2021 - 17:04
Público-alvo: 
Estudante, Professor, Técnico Administrativo, Comunidade Externa

Com a portaria PROEXC Nº 27, DE 18 de julho de 2019, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura instituiu a Rede de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, com a finalidade de organizar as atividades extensionistas e os programas institucionais de extensão, criou a REDE DE EXTENSÃO/Proexc/UFU um espaço de apoio aos projetos gerenciados por essa pró-reitoria, como: a Universidade Amiga do Idoso; Ações Formativas Integradas (Afin), Programa de Apoio Psicopedagógico à comunidade, Programa Soma, Programa de Direitos Humanos, Projeto Alvorada que atua com egressos do sistema prisional, Projeto Jovens Programadores, dentre outros.

Foi criado um ambiente de trabalho para acolher a rede de extensão, adotando parte do prédio 1S – Campus Santa Mônica – UFU, equipando-o com mobiliário e equipamentos para uso coletivo. O espaço físico é composto por 05 salas, uma copa com varanda, banheiros acessíveis, Jardim com pequena horta comunitária, jardim amplo anexo ao prédio, que será adaptado com tendas para atividades culturais e feiras com produtos advindos de empreendimentos populares.

A inauguração do espaço ocorreu no dia 07 de agosto de 2020, às 9h30, e contou com a presença do Magnífico Reitor Prof. Valder Steffen Júnior, do Pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. Hélder Eterno da Silveira, e demais representantes da gestão. Na oportunidade, o espaço foi gentilmente decorado com obras de arte de artistas populares.

No momento, está sendo redigido por todos os componentes da Rede de extensão o seu regimento, estipulando assim as normas de utilização do espaço físico e sua metodologia de trabalho.

O Programa "inclui ações em cinco eixos: a) difusão de conhecimentos e produtos oriundos de projetos fomentados pelo Programa de Extensão Integração UFU/COMUNIDADE (PEIC), em todas as suas edições; b) promoção de atividades online com especialistas convidados nas áreas temáticas da extensão, conforme Resolução n. 25 de 2019 do Conselho Universitário; c) produção de vídeos informativos no campo de empreendimentos populares solidários e com participação da comunidade externa à Universidade; d) indução ao oferecimento de cursos a distância pelas unidades acadêmicas e especiais da UFU, na plataforma Moodle; e) produção de mídias informativas pelas Empresas Juniores da Universidade.

Com a execução desse programa, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) pretende: a) apoiar programas e projetos institucionalizados, predominantemente; b) congregar outros projetos – presenciais ou a distância - que a ele somem para o fortalecimento de ações extensionistas em suas áreas temáticas predominantes; desde que dentro de suas possibilidades operacionais, levando-se em consideração que o atendimento prioritário da Rede de Extensão é para programas e projetos institucionalizados; c) unir projetos e programas de uma mesma área temática para, com isso, poder ser propostas ações de maior monta e ainda a busca de fomento em editais externos.