Unidade Organizacional

Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché

Portal PROEXC
03/07/2019 - 14:20 - atualizado em 27/10/2020 - 15:44

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, também conhecido na cidade como Centro de Cultura Graça do Aché, é um equipamento cultural da UFU que tem por finalidade atuar como promotor de ações que visem ao fortalecimento da cultura negra em Uberlândia e região, além de contribuir com o processo de conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira. ​

O nome Graça do Aché refere-se à Maria da Graça Oliveira, ativista de questões sociais, políticas e culturais, que em 1988 criou o Bloco Aché – grupo carnavalesco em comemoração ao centenário da Abolição da Escravatura, que trouxe para o Carnaval de Uberlândia uma proposta moderna e arrojada, reiterando a influência africana por meio do seu diálogo com a ancestralidade. Neste panorama, a Casa de Cultura Negra Graça do Aché recebe este nome com o intuito de continuar com ações que possibilitem a formação e o acesso à informação da população negra em geral, utilizando a cultura como meio para alcançar esses objetivos.

Contando com uma programação fixa contemplada por oficinas, exibições de filmes, rodas de conversa e apresentações artísticas das mais diversas, o espaço se torna palco de fomento e de divulgação da cultura negra na região.

“Quero mostrar a todos o poder do povo negro... acredito na transformação dessa nossa juventude e quero que ela seja protagonista de sua estória. Existe a nossa frente um caminho a ser percorrido em direção ao futuro, e isto significa fazê-lo com consciência individual e coletiva nas trilhas de nossas raízes.”
- Maria da Graça Oliveira

 

Horário de atendimento: 
Segunda a sexta, das 8h às 21h - sábados e domingos, da 8h às 17h
Unidade Organizacional Superior: 
Avenida Cesário Crosara, 4187 - Bloco - Bairro Presidente Roosevelt
34 3231-3454