UFU em suas várias extensões

Por Observatório de Extensão e Cultura ObEXC
11/08/2017 - 17:05 - atualizado em 24/08/2017 - 17:20

Consolidada sobre a tríade, ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) juntou também a esse alicerce, projetos e programas de cultura e fomento à arte. E a UFU muito tem feito nessas áreas nos seus quase 40 anos. Para dar conta de tudo isso, conta com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) para ser seu mecanismo de articulação à realização dessas atividades em seus campi.

E é só dar uma volta, conversar com pessoas as mais diversas em suas vivências na universidade, que se tem sempre uma história boa pra referenciarmos o protagonismo da UFU com a Proexc em apoio a seus estudantes, técnicos e professores, em trabalhos que contribuem para somar oportunidades às cidades onde estão instalados seus campi.

Essa proposta #PraSaber levou a equipe do Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC) da Proexc, até a graduanda em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, do campus avançado da UFU na cidade de Patos de Minas – Lizandra Oliveira. Além de estudante, ela também é cantora e compositora. Para ela, que toca violão desde os sete anos, a música funciona como um meio de comunicação e uma forma de se expressar. Conta que sempre foi muito tímida e, que a partir dos 14 anos, a música a ajudou a melhorar essa situação, atuou como uma válvula de escape. “É mais fácil cantar do que falar”, relata.

Com relação ao universo acadêmico, ela frisa: “é pertinente a inserção da música na universidade, isso ajuda na divulgação da instituição”. Em especial o campus de Patos de Minas, que segundo Lizandra, “passou por dificuldades e tem suas atividades restritas aos espaços físicos cedidos à universidade temporariamente, concluiu”.

Desde 2010, está em fase de elaboração o Plano Diretor Físico Territorial da UFU para o seu campus de Patos de Minas. A UFU possui somente em seu campus Santa Mônica em Uberlândia,  E que oferece titulações em Bacharel em Música - habilitação em instrumento - (nome do instrumento); Bacharel em Música - habilitação em Canto; Licenciado em Música - habilitação em instrumento - (nome do instrumento) e Licenciado em Música - habilitação em Canto. Segundo o site oficial iArte, “a criação do Curso Superior de Música em Uberlândia vem através da fundação do Conservatório Musical de Uberlândia, em 1957. Em 1961 o curso é oficializado com Habilitação em Instrumento (Acordeon, Piano e Violino). Em 1969 o Conservatório é transformado em Faculdade de Artes e passa a integrar a Universidade de Uberlândia, federalizando-se em 1978”.

Para a musicista, a música, assim como a arte como um todo, possibilita o diálogo entre todas as áreas de ensino. “Muita gente nem sabe que existe campus da UFU (Patos de Minas) lá, e é importante atuar em todas as vertentes que a universidade oferece”, diz.

Dentro da universidade, no campus Patos de Minas, Lizandra Oliveira ainda participa juntamente com o professor Peterson Elizandro, da criação de um “Polo de Cultura”, aspirando a maior visibilidade da área. Ela, que tem seu perfil musical enquadrado em “música brasileira” - e tem influência de grandes nomes populares de nosso país, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Milton Nascimento – acredita que a música sensibiliza as pessoas que estão num determinado local. Há seis anos toca na vida noturna e diz, “É uma coisa que eu faço para escapar da minha timidez, quando eu vejo o que estou fazendo para me ajudar, ajudando outras pessoas, é muito massa bacana”.

Pedro Bertarini, professor do curso de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, comenta que a universidade é um apoio importante ao trabalho da musicista e educanda Lizandra Oliveira. E que sua aluna, já levou o nome da UFU para alguns eventos em Uberlândia e Ituiutaba, como o “Arte na Praça, e o Festival Universitário da Canção”, respectivamente. Explica Bertarini, que para o campus Patos de Minas, essas ações são de extrema importância; pois levam o nome da cidade e de certa forma firma a universidade em todos os âmbitos, além de fomentar a cultura. O professor ainda reforça que a estudante sempre participa dos eventos que a universidade promove lá, levando sua música e tornando o espaço acadêmico e a formação do aluno cada vez mais ampla, destacou.

Para a diretora de extensão da Proexc, professora Vânia Bernardes, a disponibilidade artística de Lizandra Oliveira, e o fato de ser aluna UFU, fortalecem o trabalho da Universidade em estar sempre contribuindo para o progresso educacional e social de seus campi e das cidades que os abriga.

Helder Silveira, Pró-Reitor da Proexc, se diz muito feliz com o desprendimento que produz progresso social em ações iguais a essa de Lizandra Oliveira. E completa: “professor e aluno quando caminham juntos transformam sempre para melhor o ambiente onde atuam. E a música sendo seu instrumento só pode ser algo muito bom”.