Universidade-Comunidade

por Bárbara Fernandes, estagiária de graduação, ObEXC
25/09/2017 - 16:24 - atualizado em 25/09/2017 - 16:24

A Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc), através do edital UFU/PROEXC/Nº 40/2017, abriu oportunidade de seletiva para o Campeonato Brasileiro de Karatê, através da proposta da professora Sônia Bertoni, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A seletiva acontecerá a partir da realização do Campeonato Mineiro de Karatê em Uberlândia. O evento já tem data. Será nos dias 03 e 04 de março de 2018. Para a comunidade acadêmica, será uma oportunidade de planejar e executar um campeonato de alto nível, enquanto que para a população uberlandense, será uma oportunidade de conhecer mais sobre o esporte em questão.

Previamente a esse evento, acontecerá no dia 02 de março de 2018 um curso de arbitragem para técnicos e delegados de karatê do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, também ordenado pela professora. De acordo com a professora Sônia, a realização da ação, vinculada à Federação Mineira de Karatê, fomentará o aprendizado sobre técnicas esportivas de qualidade, além de capacitar e ensinar novas regras e conceitos do karatê para a comunidade acadêmica, local e para os atletas da modalidade.

A professora da Educação Física da UFU, explica que ambas as ações, como atividades de extensão universitária, buscam fortalecer a relação universidade-comunidade, além de proporcionar uma aproximação entre a universidade, seu corpo docente e discente com a entidade oficial do Karatê em Minas Gerais. “A realização dos eventos também possibilita a divulgação das lutas como elemento da Cultura Corporal de Movimento, que é uma prática social que a população pode vivenciar de diferentes formas, desde lazer até alto rendimento”, diz.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.