Revista da Proexc “Educação Popular” consegue apoio da Fapemig

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
13/10/2017 - 14:23 - atualizado em 26/10/2017 - 17:14

Após resultado positivo das revistas científicas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) na classificação da Capes (a matéria completa pode ser acessada aqui), outro acontecimento marcante em relação as mesmas, aconteceu. A Revista “Educação Popular” (REP), que abrange as áreas de educação, saúde e cultura, teve sua proposta para obtenção de apoio financeiro em uma chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) 05/2017, aprovada.

“É a primeira vez, na história da revista, que conseguimos recursos dessa agência de fomento, que há três anos não lançava um edital dessa natureza. O resultado mostra que a REP vem contribuindo para a divulgação de pesquisas desenvolvidas em Minas Gerais”, diz Regina Nascimento Silva, coordenadora da Divisão de Publicações da Proexc. A coordenadora ainda explica que, o periódico propicia a relação de produções acadêmicas com movimentos sociais, produzindo a inclusão de temáticas da atualidade no processo de pesquisa, ensino e extensão da universidade.

A Fapemig é uma instituição de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. O apoio da Fundação pode ser tanto para projetos de instituições, como também para pesquisadores individuais, desde que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado. Dentre os mais de 345 periódicos de Minas Gerais, das mais diversas áreas do conhecimento, ao todo 10 revistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foram aprovados na Fapemig.

Os recursos provenientes da Fundação para a Revista de Educação Popular, concedidos pela chamada 05/2017, são destinados a área de tradução, revisão e diagramação do periódico. O resultado completo da chamada para publicação de periódicos, pode ser acessado aqui.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.