UFU campus Do Pontal, registro e memória é Extensão Proexc

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
11/01/2018 - 14:42 - atualizado em 24/01/2018 - 08:44

O Centro de Pesquisa, Documentação e Memória Do Pontal: Preservação da Memória e da História Regional tem como objetivo fomentar a preservação da memória e a produção do conhecimento sobre a história regional e local da cidade de Ituiutaba, contribuindo para a construção da cidadania plena.

O projeto de construção do Centro nasceu a partir da ausência de um arquivo público na cidade para reunir, organizar, preservar e disponibilizar a documentação produzida pelas instituições visando a pesquisa e a produção do conhecimento sobre a cidade e a região, especialmente a produção do conhecimento sobre a história regional. A partir da criação do curso de bacharelado e licenciatura em História do campus Ituiutaba da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), iniciou-se esse trabalho de educação patrimonial.

A coordenadora do projeto, Dalva Maria de Oliveira, conta que o processo foi feito em conjunto com a comunidade, a partir da discussão sobre a temática da memória como condição importante à cidadania, e a organização de um embrião de um centro de documentação. “No processo de constituição do Centro foi imprescindível a parceria com a Prefeitura Municipal e Fundação Cultural”, afirma ela.

A Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991, institui que “é dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação (BRASIL, 1991, p. 1) ”. No entanto, Oliveira esclarece que apesar dessa exigência, os pequenos municípios, por diversas razões, demonstram dificuldade na concretização de um arquivo público que atenda essas demandas.

O Centro é um projeto que teve início em 2007. Nele a extensão se desenvolve indissociável com o ensino e a pesquisa, contribuindo também para a formação de profissionais que possam vir a atuar em instituições de memória. Para 2018 o projeto foi aprovado no Edital PEIC e, assim, contará com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) a partir da viabilização de bolsas de extensão para os estudantes de graduação vinculados ao projeto e alguns materiais de consumo. “Sem o apoio institucional e financeiro da Proexc ficaria muito difícil a continuidade deste projeto, ela imprescindível”, diz Oliveira.

Segundo a coordenadora, por meio do PEIC 2018 será possível a continuidade do trabalho já realizado, especialmente a digitalização de uma coleção de jornais custodiada pela Fundação Cultural de Ituiutaba; de atas da Câmara Municipal da cidade e organização de coleções pessoais recebidas em doações, cumprindo assim os compromissos assumidos com parceiros e comunidade. “A expectativa é que, vencidas as etapas internas, relativas a criação da página do Centro, possamos disponibilizar a documentação à comunidade via Web”, relata.

Oliveira elucida que a universidade pública, como o lema da UFU indica “É um bem público a serviço do Brasil” e tem um compromisso social com a comunidade que a mantêm, de promoção do desenvolvimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. “O Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal é uma ação que contribui para o cumprimento dessa missão, pois é um projeto em que a extensão se desenvolve indissociável com o ensino e a pesquisa”, finaliza ela.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.