Lançamento do livro “Ewé Ásà: folhas e religiosidades afro-brasileira”

O livro foi produzido através do Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC), e conta sobre a religiosidade afro-brasileira.
Assessoria Dicult
28/06/2018 - 16:12 - atualizado em 10/08/2018 - 15:09

Acontece, hoje (28), o lançamento do livro “Ewé Ásà: folhas e religiosidades afro-brasileira”, escrito por Isley Borges e Nasser Pena. O evento ocorrerá na Sede da ADUFU – Seção Sindical (Rua Nelson de Oliveira, 711, Santa Mônica), às 19h e com entrada gratuita.

Ewé Ásà: folhas e religiosidade afro-brasileira foi organizado tendo como inspiração o ṣirè oriṣà, ou a festa das divindades africanas, apresentando dezesseis orixás do panteão do candomblé ketu, associando a eles as suas respectivas folhas e o significado desta associação. Também foram compiladas imagens das folhas, assim como cantigas que expressam a essencialidade dos deuses africanos. Trata-se de uma tentativa de reunir e compartilhar informações relevantes sobre expressão religiosa deveras esquecida ou invisível. Nesse sentido, também contém inúmeros materiais complementares, como vídeos, músicas, obras de arte, dentre outros.

Esta é a proposta de “Ewé Ásà: folhas e religiosidade afro-brasileira”, um livro sobre a relação da religiosidade afro-brasileira com as folhas, sendo o seu público-alvo as escolas públicas e os seus professores e professoras, em razão do cumprimento da Lei nº 10.639, a fim de suprir a carência de material sobre as religiões afro-brasileiras nas escolas. Ele foi escrito pelos jornalistas Nasser Pena e Isley Borges, além de contar com a consultoria de Ìyálòrìşà Ifatoki Cristina ti Oşùn e o planejamento gráfico de Carlos Gabriel Ferreira.

O livro “Ewé Ásà: folhas e religiosidades afro-brasileira” foi impresso com o patrocínio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da PROAE, PROEXC e Dicult. Além disso, o projeto também conta com o apoio do do Centro Cultural Orè Egbé Ilè Ifá (CECORÈ), da ADUFU-SS e do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE).