FORMAÇÃO PRESENCIAL UBERLÂNDIA/MG - Curso TRILHAS no PDDE

22 de JUNHO de 2022
Equipe CECAMPE Sudeste
03/06/2022 - 16:52 - atualizado em 14/06/2022 - 20:31

Data: 02 DE JUNHO DE 2022.

Local: UBERLÂNDIA/MG.

Tema: PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS NO PDDE.

FORMAÇÃO PRESENCIAL – PDDE 2022 – CECAMPE SUDESTE UFU

O CECAMPE/Sudeste realizou, na quinta-feira, dia 02 DE JUNHO, a Formação Presencial do Curso TRILHAS no PDDE, que ocorreu em Uberlândia e teve como tema as PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS NO PDDE”. O evento foi realizado no Campus Santa Mônica da UFU.

O Evento faz parte das atividades do CECAMPE Sudeste e tem como proposta promover o diálogo e a interação entre os gestores com o Programa PDDE, a fim de auxiliá-los na aplicação consciente dos recursos e na sua prestação de contas. Foram abordadas com os gestores municipais as especificidades do Programa Nacional do Transporte Escola / PNATE / Caminho da Escola e a importância dele para a melhoria do acesso à educação nos diversos municípios brasileiros.

Tivemos a presença de cerca de 200 gestores dos municípios circunvizinhos à Uberlândia:

Araguari/MG

Araporã/MG

Campina Verde/MG

Indianópolis/MG

Ituiutaba/MG

Monte Alegre de Minas/MG

Monte Carmelo/MG

Nova Ponte/MG

Prata/MG

Tupaciguara/MG

Uberlândia/MG

No sábado, dia 4, teremos mais uma formação para os gestores que não puderam comparecer no dia 2. Dessa forma o CECAMPE sudeste procura atender as demandas locais, regionais e a disponibilidade dos gestores estreitando parcerias e contribuindo para o diálogo e as trocas durante esse momento formativo.

Acompanhe o que aconteceu:

Inicialmente aconteceu a mesa de abertura, com a presença dos cursistas, com representantes das secretarias municipais de educação, também com secretários (as) de educação de algumas cidades, com a coordenação do CECAMPE/Sudeste, com o Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib e Profª. Drª Vânia Aparecida Martins Bernardes, com a presença do Pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. Dr. Helder Heterno da Silveira, e do Vice Reitor da UFU, Prof. Dr. Carlos Henrique Martins.

Em seguida ocorreu a Palestra de Abertura com o tema: “CECAMPE Sudeste: Quem somos”, com a apresentação do CECAMPE Sudeste; a Carta de princípios; os objetivos gerais do trabalho do CECAMPE e do evento; apresentação do material pedagógico construído;  a apresentação foi feita pelo Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - FACED/UFU, pela Profª. Drª. Vânia Aparecida Martins Bernardes - ICHPO/UFU e pela Profª. Drª. Sônia Maria dos Santos - FACED/UFU.

Após a palestra aconteceu uma mesa dialogada, com o tema “Gestão, PDDE e suas Possibilidades” com a participação da Profª. Drª. Maria Vieira Faced/UFU, da Profª. Drª. Luciane Dias ICHPO/UFU e do Prof. Dr. Alex Facom/UFU, sob a Mediação da Profª. Drª. Sônia Maria dos Santos FACED/UFU.

No período da tarde aconteceram as salas de formação com o tema geral “O PDDE em pauta”, este momento foi preparado pela equipe de formadores do CECAMPE Sudeste e as temáticas de cada sala ficaram assim distribuídas: Adesão, Execução e Prestação de Contas do PDDE; Refletindo Sobre A Prática com o PDDE e Estudo de Casos Sobre o PDDE.

Ainda no período da tarde, das 17h00 às 17h30, foi trabalhado o tema “PNATE – um olhar inicial sobre suas possibilidades”, com a convidada, Profª. Lúcia Ferraz.

No final do dia, das 17h30 às 18h00, foi realizada uma avaliação do encontro com a equipe de formadores do CECAMPE Sudeste.

O evento contou com a participação de pessoas de Araguari/MG, Araporã/MG, Campina Verde/MG, Indianópolis/MG, Ituiutaba/MG, Monte Alegre de Minas/MG, Monte Carmelo/MG, Nova Ponte/MG, Prata/MG, Tupaciaguara/MG e Uberlândia/MG.

Destaca-se o apoio das Secretarias de Educação dessas cidades para que seus gestores pudessem participar desta atividade formativa. O CECAMPE Sudeste agradece pela parceria.

CECAMPE SUDESTE:

cursocecampeufu@gmail.com

Nos acompanhe em nossas redes sociais:

@cecampesudeste (Instagram)

Cecampe Sudeste (Facebook)