CECAMPE em DIÁLOGO com gestores - Betim/MG - TARDE

29 de junho de 2022
Equipe CECAMPE Sudeste
22/07/2022 - 18:58 - atualizado em 22/07/2022 - 19:01

REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO BETIM/MG

 

No dia 29 de junho de 2022, das 14H h às 16H, realizou-se virtualmente, por meio da Plataforma https://conferenciaweb.rpn.br/webconf/cecampe_UFU  , a reunião de apresentação do Cecampe Sudeste/UFU e de sensibilização dos/as gestores/as da educação do município, para aplicação dos recursos do Programa dinheiro Direto na Escola-PDDE.

Ás 14h, a Dra. Jane Maria dos Santos Reis, coordenadora da Rede de Interação Dialógica, iniciou a reunião dando as boas-vindas aos/as gestores/as presentes na sala virtual e mencionou os objetivos do encontro.  Após a apresentação das autoridades, passou a palavra ao Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, coordenador institucional do Cecampe/Sudeste, o qual destacou a participação e aprovação da Universidade Federal de Uberlândia no Edital lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, dando origem ao Centro colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE.

Em seguida, apresentou o organograma do Cecampe, a constituição de cada equipe de trabalho, seus integrantes e atividades estratégicas.  Após fazer uma análise da importância do PDDE para a suplementação financeira das unidades escolares, mencionou o significado do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada – IdeGES, apresentou a plataforma BI, desenvolvida pela Equipe de Monitoramento, detalhando as suas funcionalidades.  Encerrou a fala convidando os/as gestores/as a participarem do Edital Conexões e Boas Práticas Escolares, uma vez que as ações exitosas podem contribuir para a dinamização dessa política pública e mobilização de gestores/as das unidades escolares com baixo IdeGES para agirem coletivamente com a comunidade escolar objetivando a melhoria de seu desempenho.

A profa.  Maria Vieira discorreu sobre a Gestão Democrática e sua importância para o desenvolvimento das políticas educacionais. Enfatizou o quão uma política pública de suplementação financeira como o PDDE pode contribuir com a qualidade da educação, sobretudo nesses tempos em que as gestões federais têm realizado cortes de verbas destinadas à educação, ciência e tecnologia. Enfatizou as ações de pesquisa desenvolvidas pela equipe Cecampe que culminará na elaboração de três produtos: o e-book conexões e Boas Práticas; um livro com artigos acadêmicos produzidos por pesquisadores/as de várias partes do país e pequenos cards com temáticas voltadas para o PDDE, Ações Integradas, PNATE e Caminhos da Escola.

Em seguida, a Dra. Yone Gonzaga apresentou a Carta de Princípios do Cecampe (Gestão Democrática, Equidade e Educação social e etnicamente referenciada) destacando a importância de reconhecimento do PDDE, enquanto política pública que deve ser executado com vistas a ampliar a garantia do direito à educação de grupos estudantis historicamente em situação de desigualdade educacional.  Citou o conteúdo da trilha no PDDE, sistematizada nos três cadernos, a saber: Caderno 1. Adesão, Execução e Prestação de Contas; Caderno 2 – Gestão Democrática e as Políticas públicas de Inclusão e Diversidade dialogada na Escola; Caderno 3 – Políticas Públicas e Programas do FNDE

Finalizando, expôs aos presentes a metodologia do curso e os convidou a se inscreverem na plataforma e participarem ativamente das atividades minuciosamente elaboradas.

Posteriormente, a palavra foi aberta os/às participantes que apresentaram dúvidas atinentes à adesão e execução do PDDE; mencionaram a dificuldade de obterem informações de serviços disponibilizados pelo Banco do Brasil, etc. Alguns gestores/as presentes no evento já finalizaram o curso e teceram elogios ao material e atualização da legislação nos cadernos. Todos foram prontamente respondidos pela equipe Cecampe e pela Sra. Sebastiana (Tininha), bolsista contratada por meio de Edital.

 

Participantes:

 

Equipe CECAMPE Sudeste:

Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - Coordenação institucional

Profa. Dra. Maria Vieira Silva – Coordenação de Projetos Especiais e Ações Articuladas

Profa. Dra. Jane Maria dos Santos Reis – Coordenadora da Rede de Interação Dialógica

Profa. Dr. Yone Maria Gonzaga – Coordenadora Polo BH e RMBH

 

Equipe BH e Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH:

Prof. Dr. Natalino Neves da Silva – Coordenador Polo BH e RMBH – representante da UFMG

Me. Luciana Gomes da Luz Silva – Bolsista Equipe Polo BH e RMBH

Especialista Glaucia Fernandes Pinto – Bolsista Equipe Polo BH e RMBH

 

Representantes da Prefeitura Municipal de Betim/MG:

Sr. Vinícius Augusto Oliveira – Superintendente Administrativo-Financeiro da Secretaria Municipal de Educação de Betim/MG.

Sra. Sebastiana Medeiros da Fonseca – Presidente das Caixas Escolares da Secretaria Municipal de Educação de Betim/MG.

 

Seguem alguns registros da ação:

 

 

CECAMPE SUDESTE:

cursocecampeufu@gmail.com

 cecampesudesteead@gmail.com

 

Nos acompanhe em nossas reses sociais:

@cecampesudeste (Instagram)

Cecampe Sudeste (Facebook)

CECAMPE Sudeste (Youtube)

Tópicos: