FORMAÇÃO PRESENCIAL MONTES CLAROS/MG - Curso TRILHAS no PDDE

25 de JUNHO de 2022
Equipe CECAMPE Sudeste
22/07/2022 - 20:19 - atualizado em 24/09/2022 - 18:36

Data: 25 DE JUNHO DE 2022.

Local: MONTES CLAROS/MG.

Tema: PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS NO PDDE.

FORMAÇÃO PRESENCIAL – PDDE 2022 – CECAMPE SUDESTE UFU

O CECAMPE/Sudeste realizou, na quinta-feira, dia 25 DE JUNHO, a Formação Presencial do Curso TRILHAS no PDDE, que ocorreu em Uberlândia e teve como tema as PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS NO PDDE”. O evento foi realizado no Campus Santa Mônica da UFU.

Aconteceu nesse dia 25 de junho no Centro de Educação Profissional e Tecnológico - CEPT, em Montes Claros/MG, a formação presencial para gestores das Unidades Executoras do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. O Evento faz parte das atividades do CECAMPE Sudeste e tem como proposta promover o diálogo e a interação entre os gestores com o Programa PDDE, a fim de auxiliá-los na aplicação consciente dos recursos e na sua prestação de contas. Foram abordadas com os gestores municipais as especificidades do Programa Nacional do Transporte Escola / PNATE / Caminho da Escola e a importância dele para a melhoria do acesso à educação nos diversos municípios brasileiros.

Tivemos a presença de cerca de 80 gestores de Montes Claros/MG e municípios circunvizinhos:

Fruta de Leite/MG
Itacambira/MG
Japonvar/MG
Josenópolis/MG
Juramento/MG
Luislândia/MG
Manga/MG
Montalvânia/MG
Montes Claros/MG
Olhos D'agua/MG
São João da Ponte/MG
São João do Pacuí/MG

Acompanhe o que aconteceu:

Inicialmente aconteceu a mesa de abertura, com a presença dos cursistas, com representantes das secretarias municipais de educação, também com a secretária de educação de Montes Claros além da coordenação do CECAMPE/Sudeste

Mesa de abertura:

Vice-Reitora Da Universidade Estadual De Montes Claros – Profa Dra Ilva Ruas Abreu;

Pró-Reitor De Extensão Prof Paulo Eduardo Gomes De Barros

Pró-Reitora Adjunta De Extensão – Profa. Mestra. Valéria Daiane Soares Rodrigues;

Secretária Municipal De Educação - Sra   Rejane Veloso Rodrigues;

Coordenador Geral Institucional Do Cecampe Sudeste – Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib;

Em seguida ocorreu a Palestra de Abertura com o tema: “CECAMPE Sudeste: Quem somos”, com a apresentação do CECAMPE Sudeste; a Carta de princípios; os objetivos gerais do trabalho do CECAMPE e do evento; apresentação do material pedagógico construído;  a apresentação foi feita pelo Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - FACED/UFU.

Após a palestra aconteceu uma mesa dialogada, com o tema “Gestão, PDDE e suas Possibilidades” com a participação das professoras Maria Viera Silva, Yone Maria Gonzaga e Janine Cecília Gonçalves Peixoto.

Ainda no período da manhã, foi trabalhado o tema “PNATE – um olhar inicial sobre suas possibilidades”, com a convidada Lúcia Ferraz, além da exibição de parte do Webinar sobre o Cartão PDDE com a representante da Diretoria de Gorverno do Banco do Brasil Flávia Andréia Costa e Silva.

No período da tarde aconteceram as salas de formação com o tema geral “O PDDE em pauta”, este momento foi preparado pela equipe de formadores do CECAMPE Sudeste e as temáticas de cada sala ficaram assim distribuídas: Adesão, Execução e Prestação de Contas do PDDE; Refletindo Sobre A Prática com o PDDE e Estudo de Casos Sobre o PDDE.

No final do dia, foi realizada uma avaliação do encontro com a equipe de formadores do CECAMPE Sudeste.

Entendemos que as atividades propostas foram realizadas com sucesso, alcançando seu objetivo maior, qual seja, envolver o maior número possível de gestores e gestoras de montes Claros e região, em torno das discussões que envolvem o uso e prestação de contas voltada para o PDDE.

Destaca-se o apoio das Secretarias de Educação dessas cidades para que seus gestores pudessem participar desta atividade formativa. O CECAMPE Sudeste agradece pela parceria.

CECAMPE SUDESTE:

cursocecampeufu@gmail.com

cecampesudesteead@gmail.com

Nos acompanhe em nossas reses sociais:

@cecampesudeste (Instagram)

Cecampe Sudeste (Facebook)