FORMAÇÃO PRESENCIAL BELO HORIZONTE/MG E REGIÃO METROPOLITANA - Curso TRILHAS no PDDE

16 de setembro de 2022
Equipe CECAMPE Sudeste
25/09/2022 - 18:38 - atualizado em 15/10/2022 - 16:05

Data: 16 DE SETEMBRO DE 2022.

Local: BELO HORIZONTE/MG.

Tema: PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS NO PDDE.

FORMAÇÃO PRESENCIAL – PDDE 2022 – CECAMPE SUDESTE UFU

O Trilhas do PDDE parou na estação da capital mineira no último dia 19 de setembro, sexta-feira. Iniciativa do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (CECAMPE Sudeste), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a capacitação presencial foi realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou com a participação de mais de 300 agentes educacionais.

No encontro, os presentes participaram de debates e tiraram dúvidas sobre a execução e a prestação de contas dos recursos liberados pelo governo federal em ações como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

Tivemos a presença de gestores de Belo Horizonte/MG e Região Metropolitana:

Belo Horizonte/MG

Betim/MG

Contagem/MG

Igarapé/MG

Jaboticatubas/MG

Pedro Leopoldo/MG

Ribeirão das Neves/MG

Rio Acima/MG

Sabará/MG

Santa Luzia/MG

Santana do Riacho/MG

Vespasiano/MG

Acompanhe o que aconteceu:

Mesa Redonda:

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - Coordenador Geral Institucional do CECAMPE Sudeste;

Natalino Neves da Silva - Representante Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais e sua reitoria, atuando também como assessor de polo do CECAMPE Sudeste de Belo Horizonte e região metropolitana;

Carmen Rosa Giraldo Vergara - Diretora de Avaliação e Fomento da Extensão, representando a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais;

Carolina Mendes de Oliveira - Diretora Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (CAPE), representando a secretaria municipal de educação de Belo Horizonte/MG;

Marcelino Cástulo Martins - Diretor de Gestão de Repasses, Convênios e Parcerias, também representando a secretária municipal de educação de Belo Horizonte/MG;

Telma Fernanda Ribeiro - Secretária Municipal de Educação de Contagem/MG;

Cláudia Maria de Resende - Secretária Municipal de Educação de Pedro Leopoldo/MG;

Marisa Socorro de Resende Silva - Superintendente de Finanças, representando a secretária municipal de Educação de Ribeirão das Neves;

Yone Maria Gonzaga - Assessora do Polo de Belo Horizonte e Região Metropolitana no CECAMPE Sudeste;

Em seguida ocorreu a Palestra de Abertura com o tema: “CECAMPE Sudeste: Quem somos”, com a apresentação do CECAMPE Sudeste; a Carta de princípios; os objetivos gerais do trabalho do CECAMPE e do evento; apresentação do material pedagógico construído;  a apresentação foi feita pelo Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - FACED/UFU.

Após a palestra aconteceu uma mesa dialogada, com o tema “Gestão, PDDE e suas Possibilidades” com a participação das professora Luciane Dias e do professor Peterson Gandolfi.

Ainda no período da manhã, foi trabalhado o tema “PNATE – um olhar inicial sobre suas possibilidades”, com a convidada Lúcia Ferraz, além da fala da professora Jane Maria Reis e do Professor Cairo Mohamad Ibrahim katrib, relativa ao cartão PDDE e apresentando perguntas e respostas recorrentes que envolvam o Banco do Brasil e o PDDE.

No período da tarde aconteceram as salas de formação com o tema geral “O PDDE em pauta”, este momento foi preparado pela equipe de formadores do CECAMPE Sudeste e as temáticas de cada sala ficaram assim distribuídas: Adesão, Execução e Prestação de Contas do PDDE; Refletindo Sobre a Prática com o PDDE e Estudo de Casos Sobre o PDDE.

No final do dia, foi realizada uma avaliação do encontro com a equipe de formadores do CECAMPE Sudeste.

Entendemos que as atividades propostas foram realizadas com sucesso, alcançando seu objetivo maior, qual seja, envolver o maior número possível de gestores e gestoras de Belo Horizonte/MG e região, em torno das discussões que envolvem o uso e prestação de contas voltada para o PDDE.

Destaca-se o apoio das Secretarias de Educação dessas cidades para que seus gestores pudessem participar desta atividade formativa. O CECAMPE Sudeste agradece pela parceria.

CECAMPE SUDESTE:

cursocecampeufu@gmail.com

cecampesudesteead@gmail.com

Nos acompanhe em nossas reses sociais:

@cecampesudeste (Instagram)

Cecampe Sudeste (Facebook)