FORMAÇÃO PRESENCIAL RIO DE JANEIRO/RJ - Curso TRILHAS no PDDE

20 de agosto de 2022
Equipe CECAMPE Sudeste
24/09/2022 - 18:35 - atualizado em 25/09/2022 - 18:42

Data: 20 DE AGOSTO DE 2022.

Local: RIO DE JANEIRO/RJ.

Tema: PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS NO PDDE.

FORMAÇÃO PRESENCIAL – PDDE 2022 – CECAMPE SUDESTE UFU

Aconteceu no dia 20 de agosto, na sede do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ), a formação presencial para gestores escolares do estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de profissionais das redes Municipais e Estadual de Educação, que puderam interagir em rodadas de discussões coletivas acerca do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A mesa de abertura, realizada no período da manhã, foi marcada por palestra proferida pelo sr. Daer Motta, administrador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de uma rodada de conversa com a equipe CECAMPE Sudeste sobre gestão democrática e execução do PDDE. Já a parte da tarde foi dedicada às oficinas para os 160 gestores participantes do encontro. Em pauta, debates sobre questões como adesão ao PDDE, sua execução e a prestação de contas ao governo federal.

Tivemos a presença de gestores do Rio de Janeiro/RJ e de municípios circunvizinhos:

Alegre/ES

Rio de Janeiro/RJ

São Gonçalo/RJ

São João de Meriti/RJ

Acompanhe o que aconteceu:

Mesa Redonda:

Loraine Maria de Oliveira Santos- Coordenadora de Gestão Financeira Escolar da Secretaria Estadual de Educação;

Lorena Lira Vieira Correa - Gerente de Captação e Gestão de Repasses da SME do Rio de Janeiro;

José Carlos Lima de Souza - Coordenador do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA);

Maurício Saldanha Motta - Diretor Geral do CEFET/RJ;

Renata Silva Moura - Diretora de Extensão do CEFET/RJ;

Vinicius Mattos Von Doellinger- Servidor do CEFET/RJ e articulador do CECAMPE no estado do Rio de Janeiro;

Daêr José Vieira da Motta - Técnico FNDE

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - Coordenador Geral Institucional do CECAMPE Sudeste;

Em seguida ocorreu a Palestra de Abertura com o tema: “CECAMPE Sudeste: Quem somos”, com a apresentação do CECAMPE Sudeste; a Carta de princípios; os objetivos gerais do trabalho do CECAMPE e do evento; apresentação do material pedagógico construído;  a apresentação foi feita pelo Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - FACED/UFU.

Após a palestra aconteceu uma mesa dialogada, com o tema “Gestão, PDDE e suas Possibilidades” com a participação das professora  Luciane Dias e do professor José Eduardo Ferreira Lopes.

Ainda no período da manhã, foi trabalhado o tema “PNATE – um olhar inicial sobre suas possibilidades”, com a convidada Lúcia Ferraz, além da fala da professora Jane Maria Reis e do Professor Cairo Mohamad Ibrahim katrib, relativa ao cartão PDDE e apresentando perguntas e respostas recorrentes que envolvam o Banco do Brasim e o PDDE.

No período da tarde aconteceram as salas de formação com o tema geral “O PDDE em pauta”, este momento foi preparado pela equipe de formadores do CECAMPE Sudeste e as temáticas de cada sala ficaram assim distribuídas: Adesão, Execução e Prestação de Contas do PDDE; Refletindo Sobre a Prática com o PDDE e Estudo de Casos Sobre o PDDE.

No final do dia, foi realizada uma avaliação do encontro com a equipe de formadores do CECAMPE Sudeste.

Entendemos que as atividades propostas foram realizadas com sucesso, alcançando seu objetivo maior, qual seja, envolver o maior número possível de gestores e gestoras do Rio de Janeiro/RJ e região, em torno das discussões que envolvem o uso e prestação de contas voltada para o PDDE.

Destaca-se o apoio das Secretarias de Educação dessas cidades para que seus gestores pudessem participar desta atividade formativa. O CECAMPE Sudeste agradece pela parceria.

CECAMPE SUDESTE:

cursocecampeufu@gmail.com

cecampesudesteead@gmail.com

Nos acompanhe em nossas reses sociais:

@cecampesudeste (Instagram)

Cecampe Sudeste (Facebook)