SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO BIÊNIO 2020-2022 CECAMPE SUDESTE UFU

03 de dezembro de 2022.
Equipe CECAMPE Sudeste
05/12/2022 - 20:28 - atualizado em 05/12/2022 - 20:40

No último sábado, 3 de dezembro, a Sala de Reuniões dos Conselhos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sediou o “Seminário de Encerramento do biênio 2020 - 2022 Cecampe Sudeste/UFU”. Momento de avaliação e conclusão dos trabalhos desenvolvidos durante a edição do Edital 2018, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe Sudeste) em relação ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O evento contou com a presença das pessoas que participaram de todo o processo de sensibilização e capacitação do Cecampe Sudeste.

Os trabalhos iniciaram com duas apresentações culturais no hall de entrada da Reitoria da UFU: da oficina de caretagem da Escola Municipal Ada Santana Ribeiro, da cidade de Paracatu (MG); e do Terno de Congada Marinheiro de Nossa Senhora do Rosário, que faz parte do cenário congadeiro de Uberlândia, desde 1929.

O seminário foi aberto pelo reitor da UFU, professor Valder Stefen Junior, que parabenizou a equipe do Cecampe e aproveitou a oportunidade para revelar a continuidade do projeto. Em seguida, começaram os trabalhos da mesa diretiva, com transmissão ao vivo em dois canais do YouTube, o da TV Universitária de Uberlândia (TVU) e o do Cecampe Sudeste. A apresentação ficou por conta de Brenda Mesquita e Edivaldo Carvalho.

Um vídeo produzido pela TVU trouxe uma apresentação geral do PDDE. Na sequência, foram exibidos vários depoimentos sobre o programa, incluindo os dos seguintes membros da equipe do Cecampe Sudeste: Luciane Dias, Simone Machado, Sônia Santos, Luciane Teodoro, Janine Peixoto, Jane Reis, Fabíola Amaral, José Eduardo Lopes, Alex Fabianne de Paulo, Peterson Gandolfi, Lúcia Ferraz e Cairo Katrib. Também houve relatos de gestoras e estudantes, que falaram da importância do PDDE para a escola pública, bem como dos trabalhos desempenhados pelo Cecampe nas redes sociais. Representantes do FNDE, de Secretarias Municipais de Educação e de Superintendências Regionais de Ensino também deixaram suas mensagens.

O trabalho de monitoramento do Cecampe, que teve como objetivo contribuir para a melhoria das condições de educação do país e da gestão dos recursos públicos, foi outro tema abordado. O coordenador institucional, professor Cairo Katrib, falou da importância do projeto como um processo desafiador e que instiga uma educação forte para ressignificar o olhar dos prefeitos, governadores e dos gestores do país.

Encerradas as apresentações dos vídeos, a mesa solene do evento foi formada, contando com a participação dos seguintes membros: Prof. Dr. Alexandre José Molina, representando o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, o Prof. Dr. Hélder Eterno da Silveira; Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, coordenador-geral do Cecampe Sudeste; representantes do FNDE/MEC, Nelle Cristina Guimarães Garcia e Daer José Vieira Motta; Michele Lessa de Oliveira, coordenadora de Monitoramento e Apoio à Gestão de Programas do FNDE (participação de forma remota); Tiago de Deus Silva, secretário de Educação e Tecnologia de Paracatu-MG; Prof. Marco Antônio de Castro Palhares Filho, representante da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia; e Prof. Jonas dos Reis Jaques, representante da Superintendência de Ensino de Uberlândia. Em comum entre todos os discursos, a importância do Cecampe para que o FNDE possa realizar seus objetivos de forma participativa e de forma responsável. No final, foi apresentado um vídeo sobre o trabalho do Cecampe Sudeste, sua atuação e os próximos desafios.

Em seguida, foi constituída outra mesa para relatos do trabalho do Cecampe Sudeste. A condução desta parte do seminário coube ao sub-coordenador geral e coordenador de Monitoramento e Acompanhamento Pedagógico, professor Peterson Elizandro Gandolfi. Participaram, ainda: Sônia Maria dos Santos, coordenadora de Produtos Formativos; Jonas dos Reis Jaques, agente Formador e de Apoio-Técnico na Superintendência de Ensino de Minas Gerais; Lúcia Ferraz da Silva, assessora Técnica de Formação e coordenadora Administrativa das Caixas Escolares na Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia.

A equipe relatou a forma como foram desenvolvidas as atividades do Cecampe Sudeste, tanto nas sensibilizações, quanto nas capacitações presenciais e via Ensino a Distância. Foi apresentada, também, a ferramenta BI, disponível no site do projeto. A partir dela, os/as gestores/as de todo o Brasil podem consultar os dados do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IdeGES-PDDE) por escola, matrícula por gênero e raça, quantitativo de valores não utilizados nos últimos anos, além de outras informações relevantes que podem auxiliar a gestão escolar.

O relatório trouxe também estatísticas gerais do Cecampe-Sudeste em relação à base financeira e o número de municípios, de cursos oferecidos, webnários, e participantes do curso “Trilhas do PDDE”. A equipe da Profa. Lúcia apresentou a ação dos “caixas escolares” e a forma como ela foi desenvolvida. No final da mesa, o Prof. Peterson comentou sobre a nova tecnologia de atendimento remoto do Cecampe Sudeste, via Telegram. A inteligência artificial “Glória” vai facilitar a consulta de gestores/as escolares sobre a situação de cada escola do país, ajudando a tirar as suas principais dúvidas sobre o PDDE.

Acompanhe tudo o que rolou através de nosso canal no YouTube Cecampe Sudeste (https://www.youtube.com/@CECAMPESUDESTEUFU).