Extensão em 30 anos de Forproex

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
16/11/2017 - 16:00 - atualizado em 06/12/2017 - 15:49

A Diretora de Extensão da Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), professora Vânia Aparecida Martins Bernardes, representando o Pró-Reitor da Proexc, professor Hélder Silveira, participa nessa semana do 42º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (Forproex). O evento acontece entre os dias 16 e 18 de novembro em Florianópolis – SC e contará com uma programação especial em comemoração aos 30 anos do Forproex.

A organização local é da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC). Sob o tema “Os rumos da extensão universitária brasileira: 30 anos do Forproex”, o encontro tem como objetivo estimular o avanço de pontos cruciais para a consolidação da extensão universitária no Brasil e conta com a participação de mais de 70 instituições de ensino superior.

A 42ª edição do Forproex, em que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se faz presente, abriu espaço para a discussão de proposta de resolução que estabelece as diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira. Essa resolução é considerada um marco histórico do Forproex e a mesma será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação.

A abertura do evento foi comandada pelo historiador e educador José Eustáquio Romão, que acompanhou o pedagogo brasileiro Paulo Freire por 11 anos, sendo diretor-fundador do Instituto Paulo Freire e uma das maiores autoridades no Brasil sobre o Plano Nacional de Educação.

Romão, em sua fala ressaltou a vitalidade e o dinamismo como virtudes essenciais dos pró-reitores presentes, visto que essa já é a 42º edição do encontro. “A extensão, como missão da universidade brasileira, juntamente com a pesquisa e o ensino, articula a sociedade com o meio acadêmico. Aquilo que a universidade produz ela oferece à sociedade e vice-versa”, completa o educador.

O Fórum, criado após o período ditatorial brasileiro, é um marco para a questão da extensão na educação do país, comenta José Eustáquio. O professor explica que o mesmo regulariza a extensão e trabalha no sentido de definir o papel extensionista dentro das instituições de ensino superior. “A extensão no século XXI é a missão institucional mais importante da universidade”, finaliza.

O Forproex é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. São membros natos do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, com direito a voz e voto, os Pró-Reitores de Extensão e titulares de órgãos congêneres das Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras (fonte: Rede Nacional de Extensão – Renex).

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.