Serviço

Fomento à Cultura

Portal PROEXC
22/05/2015 - 20:56 - atualizado em 04/07/2019 - 10:43
Público-alvo: 
Estudante, Professor, Técnico Administrativo, Comunidade Externa

A Divisão de Fomento à Cultura tem por finalidade a elaboração, implementação e desenvolvimento de mecanismos de fomento às ações culturais no âmbito da UFU. Os mecanismos de fomento desenvolvidos pela Divisão visam o apoio a projetos de criação, produção, circulação, formação, pesquisa e memória nas áreas de arte e cultura, fortalecendo a atuação dos profissionais da área, além de proporcionar a fruição e o acesso democrático da comunidade universitária e extrauniversitária aos bens culturais. A Difoc é formada pelo Setor de Apoio aos Museus (SEAMU) e é responsável pela gestão do Programa de Apoio aos Museus; Programa Institucional de Apoio à Cultura; Programa de Ocupação da Casa de Cultura Negra Graça do Aché.

O Setor de Apoio aos Museus (SEAMU) objetiva proporcionar orientação aos museus da Universidade no que tange às diretrizes museológicas estabelecidas por órgãos federais (IBRAM; IPHAN) e Instituições normativas (ICOM-BR; ICOM). Desta forma, o SEAMU colabora na organização, valorização, preservação, visibilidade e gerenciamento do patrimônio cultural sob responsabilidade das instituições museais UFU; além de gerenciar as atividades do Programa de Apoio aos Museus da UFU (PROMUS), e a gestão de bolsas de extensão vinculadas aos projetos específicos desses museus.

 

Programas da Divisão:

Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC): o PIAC tem por objetivo apoiar projetos de arte e cultura promovidos pela comunidade universitária. O Programa está organizado em duas linhas de apoio: PIAC-Servidor, voltada para professores e técnicos da UFU; e PIAC-Estudantil, linha exclusiva de apoio a projetos apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação da UFU.

Programa de Ocupação da Casa de Cultura Negra Graça do Aché: Apoiar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais que promovam o fortalecimento e a difusão da Cultura Negra, integradas ao ensino, à pesquisa e à extensão de modo indissociável, ampliando a atuação da universidade pública com as transformações sociais e o fortalecimento da cidadania. O Programa apoio ações propostas por servidores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFU.

Programa de Apoio aos Museus (PROMUS): O PROMUS visa a apoiar projetos desenvolvidos pelos museus da UFU, através de linhas de atuação consideradas necessárias para o funcionamento básico dessas instituições, a fim de ampliar as ações culturais e extensionistas da universidade com à sociedade, ao mesmo tempo em que contribui para a formação e o desenvolvimento de pesquisas na área museal.






Responsável
Tópicos: