Peic 2018 da Proexc – ação de extensão: saúde da mulher

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
22/12/2017 - 17:27 - atualizado em 16/03/2018 - 15:16

Com início em 2014 o projeto Saúde da Mulher: Menopausa e Atividade Física já atendeu mais de 150 mulheres e, hoje presta auxilio a aproximadamente 60. De acordo com seu coordenador, Guilherme Morais Puga, fazem parte da equipe pelo menos 2 bolsistas de extensão por ano, alunos vinculados a Iniciação Científica e Pós-Graduação, além de alunos voluntários de graduação e professores colaboradores.

O objetivo da ação é oferecer avaliações de aptidão física, nutricionais, e disponibilizar um programa de treinamento com exercícios físicos específicos e orientações nutricionais para mulheres no período do climatério (3 a 7 anos que antecedem a menopausa).  Através desse controle, o projeto visa prevenir e tratar doenças cardiovasculares metabólicas, além de oferecer informações e orientação em relação a melhora da saúde e qualidade de vida das mulheres que se encontram nessa fase da vida.

Puga explica que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) exerce um papel importante para o projeto, no que diz respeito a oficialização do mesmo dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através dos certificados via SIEX e da oferta de bolsas para que haja recurso humano para o desenvolvimento das atividades programadas. Em 2018 o projeto terá continuidade uma vez que foi aprovado pelo edital do Programa de Extensão, Integração, UFU/Comunidade (PEIC), provendo assim, manutenção dos docentes e discentes colaboradores.

O coordenador esclarece que o projeto é de extensão, mas está vinculado ao ensino e à pesquisa também, o que viabiliza uma melhor abrangência de atividades e melhor captação de recursos financeiros e recursos humanos para seu desenvolvimento. Para 2018, a expectativa é ampliar as ações previstas no projeto para promover um maior número de atendimentos. “Gostaríamos de atender mais voluntárias; atender por um período mais longo durante o ano e, ampliarmos o atendimento multiprofissional com elas”, diz.

Segundo Puga, ao atender a tríade pesquisa, ensino e extensão, o projeto melhora a formação acadêmica dos alunos envolvidos, produzindo conhecimento cientifico e, aplicando e dando retorno à sociedade do que é gerado dentro da Universidade. Dentre as atividades, há o desenvolvimento de materiais informativos sobre a saúde da mulher e intervenção e orientação gratuita quanto a hábitos de vida saudáveis. “São ações fundamentais para políticas públicas de saúde e mudança de estilo de vida, visando hábitos mais benéficos para as mulheres”, finaliza.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.