Proexc ilumina o picadeiro da extensão

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
27/12/2017 - 17:14 - atualizado em 16/03/2018 - 15:15
Proexc ilumina o picadeiro da extensão

Terá início em fevereiro de 2018 o PROCIRCO: projeto de atividades circenses para crianças. Seu objetivo é possibilitar a vivência de atividades circenses a crianças de 6 a 12 anos, favorecendo o amplo potencial socioeducativo e lúdico destas práticas e buscando o desenvolvimento de suas potencialidades no fazer artístico, além de contribuir para a formação dos discentes envolvidos.

As aulas serão gratuitas e ocorrerão as terças e quintas-feiras no período da manhã, no campus Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As inscrições serão abertas à comunidade nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2018, também no campus Educação Física (Ginásio 4) das 8 ás 11h. Os telefones para contato são: (34) 3218-2943 ou (34) 99630-8115. Para realização da inscrição será necessário: cópia do RG ou da certidão de nascimento da criança, xerox do comprovante de endereço, atestado de saúde da criança e ficha de inscrição (preenchida no ato da inscrição).

A coordenadora do projeto, Rita De Cassia Fernandes Miranda, explica que o papel da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) no apoio e consolidação do projeto é fundamental, uma vez que permite a atuação de bolsistas, uso de materiais de consumo, entre outros. O projeto também conta com a parceria do Programa de Atividade Física para Pessoas com Deficiência (PAPD) e do Instituto Circo da Vida.

O projeto é idealizado como um espaço relevante de valorização e sensibilização para a arte circense na condição de patrimônio cultural da humanidade. Em sua execução articulará de forma lúdica e diferenciada as dimensões educativa, social e simbólica da arte circense. “Intencionamos oferecer oportunidades formativas pautadas no desenvolvimento da criatividade, fortalecimento de vínculos, autonomia, autoestima e qualidade de vida as crianças”, relata Miranda.

Segundo a coordenadora, o PROCIRCO trará a arte circense de forma interdisciplinar para o contexto da extensão universitária dentro da UFU com o importante apoio da Proexc; um tema ainda pouco explorado, contribuindo assim para a formação acadêmica dos discentes dos cursos de Educação Física e Teatro. A equipe é composta pela profa. Dra. Rita de Cassia Fernandes Miranda e por dois bolsistas, alunos dos cursos de Educação Física e Teatro: Janaína Oliveira Alves Sousa e Gustavo Martins da Silva.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.