Proexc viabiliza ampliação do projeto “Corpo e(m) Movimento”

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
20/12/2017 - 18:04 - atualizado em 27/12/2017 - 17:28
Proexc viabiliza ampliação do projeto “Corpo e(m) Movimento”

O projeto “Corpo e(m) Movimento”, coordenado pela professora Patrícia Chavarelli Vilela Da Silva surgiu em 2014 com o objetivo de desenvolver ações que visem o estudo de procedimentos de ensino-aprendizagem em dança e processos de criação, por meio de atividades baseadas em estímulos sensório-motores, percepção rítmica, consciência corporal e criatividade; dialogando com procedimentos de pesquisa do Núcleo de Estudos de improvisação em dança.

A coordenadora conta que no Brasil a maioria das pessoas tem contato com a dança no âmbito da diversão e não sabem dos conhecimentos que podem ser conquistados por meio do estudo em dança. “Estes conhecimentos afetam o desenvolvimento do ser humano tanto a nível fisiológico, como sensível, criativo e psicorelacional”, explica.

Segundo Patrícia, desde a sua criação o projeto realiza ações teórico-práticas sobre o fazer artístico em sua dimensão técnico-criativa, junto a alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Estadual do Parque São Jorge, em Uberlândia. Ela explica que além das aulas com as crianças, outras ações foram efetivadas junto aos professores e funcionários da escola. “Entendemos a necessidade do envolvimento desses na proposta artístico-educacional do projeto e também que a compreensão sobre determinadas questões acontece por meio da experiência vivida”, reitera.

Durante seus quatro anos de existência, o projeto não teve nenhum tipo de subsídio para realização das suas atividades, todos os investimentos com transporte e compra de material eram financiados por sua coordenadora. Ela esclarece que a escola financiou o custo de manutenção do espaço físico e o profissional liberal que participou do primeiro ano do projeto e os estudantes que participaram ao longo dos quatro anos, o fizeram voluntariamente.

Para 2018 a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) alavancará o projeto, financiando bolsistas dentro do mesmo. “Esse fato permitirá que as atividades possam ser ampliadas e que além do atendimento às crianças também consigamos atender aos adultos acima de 50 anos”, afirma a coordenadora. Patrícia ainda elucida que para o ano seguinte, a equipe deseja dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido até o momento revendo ações e procedimentos do projeto e que a ampliação do público para adultos acima de 50 anos também é uma parceria com o programa de Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida da Terceira Idade.

Patrícia relata que considerando as particularidades do trabalho com as diferentes faixas etárias, o Projeto proporciona a adultos e crianças da comunidade de Uberlândia experiências artísticas em dança que impactam no processo continuo de formação do cidadão. E que também aproxima a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) da população do município, possibilitando aos discentes do curso de Dança complementarem seu processo de formação vivenciando experiências de ensino-aprendizagem junto a pessoas da cidade.

Patrícia possui licenciatura e bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestrado em Artes Visuais pela Universidad Internacional Tres Fronteras, PY; com convalidação pela UFU. Atualmente é professora na UFU, no curso de graduação em dança. Atua e pesquisa nas seguintes áreas: dança, educação somática, educação (dança na escola de ensino fundamental e médio), improvisação, composição em tempo real.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.