Arte em perspectiva no palco do Piac. Atuando: Mario Leonardo, idealizador do projeto.

por: Bárbara Fernandes, estagiária em graduação, ObEXC
31/01/2018 - 09:10 - atualizado em 19/02/2018 - 17:12

Mario Leonardo Silva Marques (foto a esquerda) é aluno do 8º período de bacharelado em Teatro na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É também membro de um grupo de pesquisa em Máscaras, oriundo do seu curso. Em 2017 teve seu projeto “Do Fundo do Baú: Charlatanismo no Triângulo Mineiro” aprovado no Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC/Estudantil) da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Extensão e Cultura (Dicult/Proexc/UFU) que tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae/UFU).

Antes do Piac vir à tona, um outro membro do grupo de pesquisa do estudante já havia escrito um texto para uma disciplina de dramaturgia e demonstrava interesse em torna-lo público. Mario conta que se juntaram em um grupo e deram início ao processo, tirando capital dos seus próprios bolsos, diversificando os lugares de apresentação, confeccionando figurino, cenário e maquiagem. “Ficamos de certa forma independentes da Universidade”, diz.

Créditos: Rafael Michalichem

Foi depois dessa experiência autônoma que o momento da abertura das inscrições de projetos para o Piac pareceu tornar-se uma boa ideia, uma vez que para a submissão, não era necessário um professor ou técnico responsável. “Mesmo assim, nossos professores nos incentivaram muito para inscrição, mas no final era a gente fazendo, a gente errando e a gente acertando”, lembra. O estudante acredita que a modalidade estudantil do Programa é um incentivo à cultura e aos discentes, a partir do momento que dá autonomia para eles pensarem e elaborarem seus próprios projetos conforme suas ideias e vontades, além de auxiliar financeiramente aqueles que as vezes não teriam recursos próprios ou de patrocinadores para a realização.

O “Do Fundo do Baú” contou com apresentações teatrais, nas cidades de Uberlândia (e também no seu Distrito de Cruzeiro dos Peixotos), Ituiutaba, e Monte Carmelo. Segundo o proponente da ação, a etapa mais difícil foi em Monte Carmelo. Ele relata que a apresentação acontecia em uma praça no centro da cidade, quando o grupo do projeto percebeu que a mesma poderia ter sido articulada de uma forma melhor – na frente da praça havia uma escola. “Só depois percebemos que poderíamos ter apresentado no horário de saída dos alunos, ou na escola mesmo, para os estudantes”, afirma.

Créditos: Rafael Michalichem

O motivo principal que levou o grupo a inscrição no Piac, foi a experiência em ter uma mostra mais condensada do que é uma temporada. “Queríamos experimentar espaços diferentes com públicos variados”, revela Mario. Entre altos e baixos, ele compreendeu que a partir das quatro apresentações realizadas, pode aprender na prática como é realmente organizar um projeto, além de aprofundar seus conhecimentos em todos os âmbitos de um espetáculo: a produção, a execução, a atuação, a encenação, o espaço físico, o contato com o público, a estética e os problemas naturais da montagem de uma peça teatral. “Nós ficamos muito felizes com a receptividade das pessoas que assistiram a gente e a repercussão do espetáculo que estávamos circulando”, elucida.

O estudante conta que quando ingressou na UFU via muitas ações culturais acontecendo, mas nenhuma delas saindo dos muros da Universidade. Em seu entorno, não enxergava o diálogo entre os campi com a comunidade. “Acho que a partir do Piac, essa oportunidade de autonomia dada ao aluno, começa a ter um novo movimento na Universidade. Até os campi que não tem cursos na área das artes puderam ter contato com essa estética”, finaliza.

Serviço - Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.